Festival europeu de cinema brasileiro divulga programação da 21ª edição
- hassliviamaria
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Brésil en Mouvements é um festival de cinema documental europeu realizado pela Associação Autres Brésils desde 2005. O evento, que acontece em Paris, visa apoiar e exibir filmes ativistas sobre o Brasil, provocando diálogos e debates sobre as questões sociais, ambientais e políticas enfrentadas no país atualmente.
A 21ª edição do Brésil en Mouvements começa no dia 18 de setembro com a exibição de “O Último Azul” (2025), produção brasileira dirigida por Gabriel Mascaro, estrelada por Denise Weinberg e Rodrigo Santoro. E termina com chave de ouro, no dia 20 de setembro, ao exibir “Canções de Exílio”, dirigido por Dado Amaral.
Neste ano, ele realiza uma programação repleta de diálogos entre a sociedade francesa e brasileira. Os temas abordados durante o festival são: inovação social; economia social e solidária; direitos das mulheres; identidades negras; moradia; bairros populares; sindicalismo; música e culturas urbanas. A programação da edição de 2025 vai exibir documentários que abordam temas relacionados à preservação da Amazônia, perseguição a cientistas, exílio político e mobilizações sociais. Os destaques da programação da edição de 2025 são:
“A Ciência na Mira”
“Canções do Exílio”
“Empate”
Além das exibições, o festival também deve discutir essas questões, proporcionando ao público diálogos diretos com cineastas, pesquisadores e protagonistas das histórias exibidas.
O Brésil en Mouvements é realizado, principalmente, com a intenção de exibir filmes ativistas que possuem pouca visibilidade, proporcionando uma perspectiva original e sensível sobre o país e divulgando o cinema brasileiro militante.
Além disso, ele é o único festival europeu exclusivamente dedicado ao cinema documental brasileiro, cujo objetivo é construir pontes entre as sociedades, abrindo espaço para questionar e compreender melhor suas questões.
A programação completa e as informações sobre a obtenção de ingressos estão disponíveis no site. As atividades estão distribuídas em três localidades diferentes: Universidade de Sorbonne, Parque Buttes-Chaumont e Cinema 7 Parnassiens.
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucell
Comentários