Evinha: a cantora dos anos 60 que conquistou a primeira indicação ao Grammy Latino esse ano
- hassliviamaria
- há 24 horas
- 2 min de leitura

Eva Corrêa José Maria, também conhecida como Evinha, é uma cantora negra da Jovem Guarda da música brasileira que ganhou destaque, ainda criança, como vocalista do Trio Esperança. O grupo, que rapidamente se tornou um sucesso, foi iniciado no final da década de 50 e era formado por Eva e seus irmãos Mário e Regina.
Evinha desligou-se do grupo apenas em 1968, quando tinha 17 anos, para dar início a sua carreira solo. Lançou seu primeiro álbum no ano seguinte, o “Eva 2001”. A partir daí, sua discografia teve vários marcos de sucesso, com turnês e lançamentos bem sucedidos.
2025
Recentemente, Evinha colaborou com o rapper BK nas músicas “Só Quero Ver”, indicada ao Grammy Latino de Melhor Interpretação Urbana, e “Cacos de Vidro”, que viralizou nos aplicativos de vídeos curtos no início deste ano.
A nova geração, mesmo entusiasmada por “Cacos de Vidro”, não sabe que parte do sample é um fragmento da composição de “Espera Pra Ver” de Evinha. Essa parceria foi um marco na música brasileira porque misturou ritmos, estilos e gerações.
O álbum “Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer”, a qual pertencem ambas as músicas, foi lançado em janeiro deste ano pelo artista carioca BK e chamou a atenção das novas gerações pela mistura dos estilos antigos e do rap.
Grammy Latino 2025
Ao lado de BK, Evinha conquistou sua primeira indicação ao Grammy Latino com a música “Só Quero Ver”, que contém o sample de “Como É Triste Viver”. A entrega dos prêmios acontece no dia 13 de novembro, em Las Vegas. Cerca de 60 categorias estarão em disputa, das quais três são estreantes.
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli
Comentários