top of page

Estado abre inscrições para a 2.ª edição do Edital Mobilidade Cultura

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Imagem: SEEC


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), abriu as inscrições para a segunda edição do Edital Mobilidade Cultural. A iniciativa visa incentivar a circulação de artistas, produtores e agentes culturais paranaenses. Neste momento, podem se inscrever os projetos com execução entre julho e setembro de 2026, através do SIC.Cultura, até às 19h do dia 2 de março. 


O edital oferece bolsas financeiras para custear despesas de viagens, deslocamentos e participação em eventos culturais, ações formativas, mostras e festivais. A proposta é ampliar o alcance da produção cultural paranaense, a fim de espalhar a cultura por todos os locais do Brasil e do mundo.


Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o edital é uma forma de fazer a cultura do Paraná circular.  “O Mobilidade Cultural fortalece os agentes culturais do Paraná ao possibilitar que seus trabalhos circulem, dialoguem e se conectem com outros territórios. É uma política pública que estimula o intercâmbio, a formação e a projeção da nossa produção artística no Brasil e no exterior, respeitando a diversidade e promovendo a descentralização dos recursos”, relata.


O valor disponibilizado para o edital é de R$ 2 milhões, dividido em quatro parcelas trimestrais de R$ 500 mil. A cada semestre, novos projetos serão selecionados, conforme a distribuição de vagas.


Categorias


O edital prevê quatro categorias de seleção de projetos:


Categoria I: Economia da Cultura: Apoio ao deslocamento de agentes culturais para participação em feiras, rodadas de negócios e outros eventos relacionados à economia da cultura.

Categoria II: Formação: Apoio à participação em congressos, simpósios, seminários e cursos presenciais de curta duração.

Categoria III: Residência Artística: Apoio à participação de agentes culturais em residências artísticas no Brasil ou no exterior, ou à vinda de profissionais de outros estados e países, no período de no máximo 6 meses.

Categoria IIII: Mostras ou Festivais: Apoio ao deslocamento para recebimento de prêmios e participação em festivais ou outros eventos.



Serviço: 

Edital Mobilidade Cultural - 2.ª edição 

Prazo de inscrição: até 2 de março de 2026

Edital completo:  


Por Isabele Machado


Com informações: Agência Estadual de Notícias


Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page