top of page
  • Foto do escritorRedação

Estado abre inscrições para 1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural

A inscrição é gratuita e as vagas limitadas a cem pessoas

Estado abre inscrições para 1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural - Biblioteca Pública do Paraná Foto: Kraw Penas/SEEC

A Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), abriu as inscrições (aqui) para o 1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural, que será realizado no dia 17 de agosto, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas a cem pessoas.


Destinado a estudantes, profissionais de arquitetura e engenharia, arqueólogos, geógrafos e demais interessados, o evento vai reunir autoridades em patrimônio, preservação e bens tombados. A abertura será feita pela secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira.


A CPC é o órgão público encarregado dos assuntos relativos ao patrimônio cultural material e imaterial do Paraná, concentrando pesquisa, cadastramento e ações técnicas no patrimônio histórico, artístico, cultural, arquitetônico, arqueológico, etnográfico, paisagístico e aos saberes e aos fazeres populares.


“O patrimônio faz parte do dia a dia das pessoas, muitas vezes sem que elas percebam. Preservação e memória são importantíssimos para a identidade de uma cidade, estado e nação”, afirma Vinicio Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural.

O evento terá palestras e debates correlatos às temáticas atuais do patrimônio estadual. A CPC está envolvida em várias ações em curso, como pesquisas em sítios arqueológicos, sobre os 150 anos da Estrada da Graciosa e a restauração do Colégio Estadual do Paraná, bem tombado considerado um ícone da arquitetura.


A programação do seminário traz a oportunidade da reflexão sobre o patrimônio e preservação por meio de insights e estudos de profissionais que atuam nessas áreas. Entre os convidados estão a professora Gissele Chapanski, diretora do Instituto Serendipe; o responsável pelo setor de Etnologia do MAE-UFPR, Victor Hugo Oliveira Silva; o geógrafo e arqueólogo da CPC Almir Pontes Filho, coordenador do Projeto Ygá-Mirî; Mariah Fank, do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do SESC Paraná e a arquiteta e urbanista Letícia Nardi, organizadora do livro “Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea”, em conjunto com Alicia Norma de González Castells e autora do livro “Centro histórico: entre a preservação e a dinâmica urbana.”


Programação

8h30 - Credenciamento

9h - Abertura Oficial - Secretária da Cultura e demais autoridades

10h - “Cultura Paraná: missão e desafios” - arquiteta Luciana Casagrande Pereira Ferreira – secretária de Estado da Cultura do Paraná

10h45 - “Ser e ter: relações entre História, Memória e Patrimônio" – linguista Gissele Chapanski, diretora do Instituto Serendipe

14h- Ações Culturais - historiadora Mariah Fank e arquiteta e urbanista Lidiane Galvan – SESC/PR

14h45 - “Nosso Patrimônio: Região Metropolitana de Curitiba – arquiteta Letícia Nardi – Inspire-C Arquitetura

15h30 - Mesa-redonda “Patrimônio Kaingang” – professor Florêncio Rekayg Fernandes e liderança indígena Romancil Gentil Kretã

16h15 - Mesa-redonda “Canoa YgáMîri” – Geógrafo Almir Pontes Filho e Antr. Victor Hugo


Serviço

1º Seminário Paranaense do Patrimônio Cultural

17 de agosto, a partir das 9h

Auditório da Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133 - Centro

Inscrições gratuitas AQUI


Por AEN

bottom of page