top of page
  • Foto do escritorKamila Ferreira

Escritora de PG faz palestra em evento estadual na capital paranaense

Evento acontece na tarde desta segunda-feira (29) em Curitiba, a partir das 15h

Escritora ponta-grossense, Luísa Cristina dos Santos Fontes, faz palestra em evento literário estadual na capital paranaense. Foto: Divulgação


A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, através do Centro Paranaense Feminino de Cultura (CPFC) promove nesta segunda-feira (29), às 15 horas o evento em prol da Literatura de Autoria Feminina: As pioneiras Paranaenses. A palestra será administrada pela ponta-grossense Luísa Cristina dos Santos Fontes.


"É uma honra poder compartilhar minha experiência e conhecimento sobre as pioneiras paranaenses no evento do Centro Paranaense Feminino de Cultura. A literatura de autoria feminina é uma área de pesquisa que me dedico há muitos anos, e estou animada em poder discutir esse tema tão importante", comenta a escritora ponta-grossense.


Com um histórico repleto de experiências, Luísa é Doutora em literatura e mestre linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora aposentada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com tese sobre Helena Kolody, integrante fundadora da Academia de Letras dos Campos Gerais.


Atua como supervisora da editoria UEPG, e por oito anos dirigiu as revistas acadêmicas “Uniletras” e “Publicitário UEPG”. Há 30 anos Luísa desenvolve pesquisas relacionadas a literaturas produzidas por mulheres em especial dedicatórias às primeiras escritoras paranaenses.


Em sua autoria Luísa publicou os livros Anita Philipovsky – a princesa dos campos. Literatura e mulher – das linhas às entrelinhas; A literatura de autoria feminina em suas interdições; Roteiro Literário – Helena Kolody; Mulher e literatura – vozes consequentes, bibliografia da Academia de Letras dos Campos Gerais; O percurso de um poema. As janelas de Leonilda – a trajetória da escritora Leonilda Hilgenberg Justus. Estudinho sobre a origem da Saudade, entre outros.

Foto: Divulgação


bottom of page