top of page
  • Foto do escritorRedação

Enfim… A aposentadoria

Confira a Crônica da semana da Academia de Letras dos Campos Gerais: "Enfim… A aposentadoria"



Experimentamos a sensação de véspera de Natal tantas vezes! Mas a sensação da espera da iminente aposentadoria é como a espera do presente mais desejado depois de uma vida de dedicação ao trabalho.


Está chegando a hora de usufruir a minha aposentadoria. Meu Deus! Não ter hora para acordar, nem alarme para odiar. Ah, não vou levantar cedo para varrer a calçada. Vou curtir as horas preguiçosas dizendo pro tempo que agora ele não manda mais em mim.


Quantos dias eu percorri o mesmo caminho e repeti durante anos a mesma rotina. Hoje, a menina que mora em mim veio ao meu encontro e me levou pela mão até as salas onde outrora eu era aluna. Nesta escola eu escrevi uma linda história. A menina que anda pelo pátio, cheia de sonhos, ainda vive nesta mulher madura que durante anos se dedicou aos alunos que, mesmo que não tenham chegado à universidade, pelas minhas mãos se tornaram pessoas melhores. Isso não tem preço. Eu sei que (re)construí vidas e contribuí para tornar a sociedade melhor.


Os seres que por mim passaram encontraram em mim muitas vezes o alicerce para seu futuro. Eu briguei, insisti, entreguei meu bem mais precioso para esta escola, o meu tempo. O tempo que gastei nas horas que deslizaram tornando-se dias, semanas, anos. O tempo passou e trouxe-me aqui onde estou. A menina que estudou aqui se tornou professora daqui e hoje, às vésperas de dizer adeus, experimenta sensações ora de alegria pela tão esperada aposentadoria, ora de tristeza por partir. Eu não vou só, cada pessoa que passou por minha vida é única. Cada pessoa sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós, essa frase de Saint-Exupéry resume hoje o meu sentimento. Não me sinto velha. Sinto-me vencedora por ter chegado à aposentadoria.


Texto de autoria de Marivete Souta, professora aposentada, residente em Ponta Grossa, escrito no âmbito do projeto Crônicas dos Campos Gerais da Academia de Letras dos Campos Gerais

Comments


bottom of page