top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Encontro de comunidades quilombolas marca o “Dia da Consciência Negra”

Evento aconteceu em Piraí do Sul, reunindo comunidades quilombolas da cidade de Piraí do Sul, Arapoti e Castro

Encontro de comunidades quilombolas marca o “Dia da Consciência Negra”. Foto: Divulgação


Neste domingo (20), dia de celebração a consciência negra, comunidades quilombolas da região dos Campos Gerais realizaram um grande encontro no município de Piraí do Sul. As comunidades quilombolas que participaram do evento foram da cidade de Piraí do Sul, Arapoti e Castro além de integrantes e lideranças do Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais.


O evento teve início com um café tropeiro na antiga estação ferroviária da cidade, após o café teve cavalgada e missa além do almoço. Após almoço foram realizadas diversas apresentações culturais. Alguma delas foi a bela apresentação de dança africana realizada pela professora Maria de Lurdes e uma apresentação de capoeira.


João Luiz dos Santos, liderança do Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais, comenta que eventos como este valorizam a cultura negra além de combater o racismo. “É muito relevante ações como esta, para mostrar as ações das comunidades quilombolas, além de ser um ato de resistência e combate ao preconceito racial”, comenta João Luiz.



bottom of page