top of page
  • Foto do escritorRedação

Dia do Tropeiro integra comunidade em dia de resgate cultural em Jaguariaíva

Saudação especial foi feita pela prefeita Alcione, que acolheu a todos e valorizou o tropeirismo na formação da identidade cultural e econômica de Jaguariaíva

Dia do Tropeiro integra comunidade em dia de resgate cultural em Jaguariaíva. Foto: Divulgação


A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), comemorou o Dia Municipal do Tropeiro, na noite de sexta, 12, no Cine Teatro Valéria Luercy. Mais de 300 pessoas participaram.

Autoridades, entre elas secretários, vereadores, prefeita Alcione Lemos, vice-prefeito Adilson Passos Félix, membros do Clube dos Tropeiros Alma sem Fronteiras, pais e crianças da rede municipal de ensino, que encantaram com apresentações de danças, trajes e poesias.

Saudação especial foi feita pela prefeita Alcione, que acolheu a todos e valorizou o tropeirismo na formação da identidade cultural e econômica de Jaguariaíva. Lembrou que o “Festival Cultural, Partes de Nossa História”, eleva desde 2011 o tema Tropeirismo, nas festividades de comemoração do aniversário do município, mantendo viva a história e costumes deste e de outros ciclos que fazem parte da cultura e história local.

A secretária da SMECEL, Erla Melo, acrescentou que o ensino da história do tropeirismo em Jaguariaíva integra o currículo escolar, resgate este feito também durante o ano em ações culturais.

Fatos ligados à jornada desses viajantes, que ajudaram a abrir rotas comerciais e iniciar vários municípios, desde Viamão-RS até Sorocaba-SP, foram contados pelo historiador Rafael Pomim. Representando o “Clube dos Tropeiros Alma Sem Fronteira”, José Nereu Gomes, também falou de costumes desses desbravadores. Antes, homenagem póstuma a um integrante do clube, Antônio Miranda de Melo, emocionou o público.

Ao final, na Praça de Alimentação, ornamentada para a ocasião, foi divulgada a Quirerada, prato típico oficial da culinária jaguariavense, degustado ao som de música campeira, tocada pelo músico Rafael Jayme, da Escola Municipal de Música “Elzita Jorge Cunha”.


Da Assessoria


bottom of page