top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

CulturAção traz a história do 'Dia Internacional da Dança'

Desde os rituais primitivos até os estilos de dança contemporâneos, a dança sempre esteve presente na história da humanidade como uma forma de expressão, celebração e comunicação

A dança é uma forma de arte que une as pessoas e as culturas, transmitindo emoções e mensagens por meio do movimento corporal. Foto: Reprodução


Neste sábado (29) é comemorado o Dia Internacional da Dança, uma data que celebra uma das formas mais antigas e universais de arte e expressão humana. A celebração da dança nessa data foi estabelecida em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança da UNESCO em homenagem ao nascimento do bailarino francês Jean-Georges Noverre, que é considerado um dos precursores da dança moderna.


A dança é uma forma de arte que une as pessoas e as culturas, transmitindo emoções e mensagens por meio do movimento corporal. Desde os rituais primitivos até os estilos de dança contemporâneos, a dança sempre esteve presente na história da humanidade como uma forma de expressão, celebração e comunicação.


O Dia Internacional da Dança é uma oportunidade para celebrar a dança em todas as suas formas e manifestações, destacando sua importância como uma ferramenta de inclusão social, diálogo intercultural e desenvolvimento humano. A cada ano, a data é comemorada com apresentações, workshops, palestras e eventos que buscam promover a dança e seu valor artístico e cultural.


A dança tem um papel importante na vida das pessoas, tanto para o corpo quanto para a mente. Além de ser uma forma de atividade física que traz inúmeros benefícios para a saúde, a dança também é uma forma de expressão artística que ajuda a melhorar a autoestima, a criatividade e o bem-estar emocional.


Em todo o mundo, a dança é valorizada como um elemento cultural e histórico que reflete a identidade e a diversidade das comunidades locais e nacionais. Cada país e região tem suas próprias tradições de dança, que refletem sua história, cultura e estilo de vida.


No Dia Internacional da Dança, é importante lembrar que a dança é uma forma de arte que une as pessoas e as culturas, transmitindo emoções e mensagens por meio do movimento corporal. A celebração da dança nessa data é uma forma de reconhecer sua importância como uma forma de expressão e comunicação, além de destacar sua capacidade de inspirar mudanças positivas em nossa sociedade. Então, que tal colocar uma música e se deixar levar pelo ritmo da dança? Afinal, é isso que essa data especial nos convida a fazer!

bottom of page