top of page
  • Foto do escritorRedação

Compir celebra o Mês da Consciência Negra

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa (Compir-PG) promove diversas ações para celebrar o mês

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial celebra o Mês da Consciência Negra. Foto: Divulgação


Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa (Compir-PG), com o apoio da Prefeitura, programou uma série de atividades. Uma delas é a Exposição de Cartazes sobre o mês da Consciência Negra, que pode ser vista até o dia 21 no hall da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social. Depois disso, os trabalhos ficam em exposição até o dia 28 de novembro no saguão da Prefeitura de Ponta Grossa.


“Não existe cultura brasileira sem a cultura negra, porque não existe sociedade justa se não houver igualdade racial. A data do dia 20 foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695”, lembra e frisa a presidente do Conselho, Cristiane Zelenski.


A programação inclui ainda panfletagem com a legislação antirracista, a qual será realizada em parceria com o Instituto Sorriso Negro do Campos Gerais, no próximo dia 21, ao lado do Terminal Central. Também está programada a palestra da conselheira do COMPIR, Neumari Cunha, para funcionários dos Correios, no dia 23.  


De acordo com a presidente do Conselho, a consciência negra é basicamente o orgulho da cor da pele negra e a luta por pertencimento e respeito. A ideia foi extraída dos movimentos sociais que lutam contra o racismo e pela igualdade racial.


“O Dia da Consciência Negra é também um dia de luta pela igualdade racial. Essa data veio para contribuir com a problematização e rompimento de padrões estéticos, morais e culturais na sociedade brasileira”, complementa Cristiane.

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial celebra o Mês da Consciência Negra. Foto: Divulgação

Da Assessoria

Comments


bottom of page