Circo na Praça descentraliza a arte na cidade de Ponta Grossa
- culturacaopg
- 28 de mar.
- 3 min de leitura

O projeto Circo na Praça, que há anos percorre a cidade levando apresentações e oficinas gratuitas, retorna neste fim de semana com mais uma edição especial. Nos dias 29 e 30 de março, a Praça Bom Jesus, em Uvaranas, se transformará em um verdadeiro circo. As atividades começam às 15h com oficinas circenses, seguidas de um espetáculo às 17h, garantindo diversão para todas as idades.
O evento é uma iniciativa familiar conduzida por Robert Salgueiro, conhecido como Palhaço Picolé, ao lado de seu pai, Gilberto Salgueiro (Don Sebastian), e sua esposa, Geovana Salgueiro (Bailarina). A proposta do projeto é mais do que entreter: busca também promover a cultura circense e fortalecer laços comunitários.
Oficinas: um mergulho no universo do circo
Antes das apresentações, o público tem a oportunidade de participar de oficinas práticas sobre diferentes modalidades circenses. Segundo Palhaço Picolé, a experiência é acessível e enriquecedora para todas as idades.
"As oficinas de circo são ofertadas de forma gratuita para toda a comunidade e realizadas de forma itinerante, com o objetivo principal de compartilhar os saberes circenses dos instrutores, que são profissionais com uma longa história no circo. A fim de fortalecer e estimular a comunidade a conhecer um pouquinho mais sobre as modalidades circenses, são ministradas oficinas de malabarismo, acrobacias, palhaçaria e equilibrismo, onde os participantes experimentam cada uma das atividades e escolhem qual é de seu interesse. No final de cada oficina, é realizada uma mostra de talentos para os participantes mostrarem seus resultados e desenvolvimento. É muito legal ver a empolgação e animação de cada participante."
Do sonho à realidade: a criação do projeto
A proposta de levar o circo para os espaços públicos surgiu há seis anos e, desde então, evoluiu para incluir uma estrutura completa, com oficinas e apresentações dentro da lona. O formato imersivo permite que o público vivencie a magia do circo de forma mais intensa.
"Há seis anos realizamos projetos em praças públicas de Ponta Grossa, mas, nesta oportunidade, proporcionamos uma experiência completa para o público. Com as oficinas de circo e os espetáculos dentro da lona, a imersão do público é muito mais lúdica. Criamos uma forma divertida e interessante de ministrar oficinas de circo, passando um pouco da forma como aprendemos essas técnicas para nossos alunos. E o espetáculo é a grande sensação do projeto. Sentimos que o público fica muito satisfeito e feliz por fazer parte. Incluímos arte e muito amor dentro de cada apresentação, o que faz o projeto ter muito sucesso. É algo que fazemos por toda a vida."
O impacto do Circo na Praça
Além do entretenimento, o projeto tem um papel fundamental na transformação social. Para Palhaço Picolé, a presença do circo nos bairros vai muito além das risadas e aplausos.
"O Circo na Praça é muito mais que sorrisos e aplausos. É também uma ferramenta importante de transformação social e fortalece os vínculos da comunidade. Por onde passamos, vemos essa transformação. Desde a montagem da estrutura até a desmontagem, o interesse da comunidade é enorme, e acreditamos que isso permanece após a saída do circo desses locais. Sentimos muita gratidão e carinho de todos."
O reconhecimento pelo impacto positivo do projeto já alcançou repercussão nacional.
"Ficamos muito felizes pela repercussão que o projeto obteve. Tivemos uma matéria no site do Ministério da Cultura falando exclusivamente do impacto positivo do nosso projeto e também da PNAB, com uma fala muito importante da presidenta da Funarte, Maria Marighella. Isso é algo que nos enche de orgulho e nos incentiva ainda mais a levar nossa arte para todos."

Créditos e equipe
Gilberto Salgueiro – Don Sebastian
Geovana Salgueiro – Bailarina
Robert Salgueiro – Palhaço Picolé
Ivana Prado – Intérprete de Libras
Daniel Festa – Fotógrafo oficial
Comentários