top of page

Cia Talagadá volta ao Fenata com o espetáculo infantil “Dentro d’Água”

  • hassliviamaria
  • há 4 minutos
  • 2 min de leitura
Foto: Lívia Maria Hass
Foto: Lívia Maria Hass

Na terça-feira (11), a Cia Talagadá voltou à Ponta Grossa para a 53ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata). Com o espetáculo infantil “Dentro d’Água”, a cia lotou o Palco C do Cine-Teatro Ópera na tarde do terceiro dia de festival. 


O espetáculo “Dentro d’Água” é apenas a primeira peça de uma trilogia que está sendo pensada como os próximos passos da companhia. A peça inicial, que foi montada principalmente para gerar o estímulo visual e despertar a criatividade nas crianças, teve classificação indicativa de 3 anos. 


O espetáculo, que estreou em janeiro de 2024, busca simbolizar o encontro entre a água doce e a água salgada em uma apresentação interativa, colorida e animada. O palco iluminado pelas cores e os materiais reutilizáveis, foi um recurso proposital e fundamental para captar a atenção do público infantil. 


Foto: Lívia Maria Hass
Foto: Lívia Maria Hass

O diretor, ator e fundador da Cia, Valner Cintra, explica que a peça utiliza os elementos como um hibridismo de linguagem entre as artes visuais e o teatro. “A gente queria fazer um espetáculo que tivesse muito estímulo visual para a criança, seja na cor, seja na forma… E a gente sabe que a água, de modo geral, toda criança gosta do ambiente aquático”, explica. 


Tanto o cenário quanto os demais elementos utilizados nas cenas, foram confeccionados com objetos coletados pela Cia nas praias do litoral da Cananéia, em São Paulo. A ideia surgiu da pesquisa de materialidade realizada pelos e atores e também artistas plásticos. “Por estudar como pegar um material e como agregar valor nele e, também, por sermos artistas plásticos, a gente escolheu pegar o próprio lixo das praias, tratar e utilizar para construir bonecos, formas e figuras pro espetáculo”, explica. 


Foto: Lívia Maria Hass
Foto: Lívia Maria Hass

A Companhia de Teatro Talagadá é um grupo de teatro híbrido que completa 15 anos em 2026. Ela foi fundada por Valner Cintra, Danilo Lopes e João Bozzi que já trabalhavam juntos no teatro. A Cia já apresentou quase todos os seus trabalhos no Fenata, exceto por “Hamlet”. 


Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli


Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page