Banda Casa Cantante leva música e imaginação a mais de 5.500 crianças em CMEIs de Ponta Grossa
- culturacaopg
- 2 de mai.
- 2 min de leitura

Durante os meses de março e abril, a banda Casa Cantante realizou uma extensa turnê educativa que encantou mais de 5.500 crianças e professores da rede municipal de ensino infantil em Ponta Grossa. O espetáculo “Músicas para Cantar e Brincar” passou por 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), levando arte, música e brincadeiras a cerca de 45,3% dos alunos da Educação Infantil da cidade.
A iniciativa, fruto do trabalho dos músicos Juliani Ribeiro e Joãozinho, foi viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e produção da Estratégia Projetos Criativos. Os CMEIs atendidos foram escolhidos em conjunto com a Secretaria de Educação, garantindo que todas as regiões da cidade recebessem a ação — de Uvaranas a Colônia Dona Luiza, passando por Cará-Cará, Nova Rússia, Jardim Carvalho e outras localidades.
Durante os encontros, além da apresentação ao vivo, os pequenos também receberam uma revista interativa com ilustrações para colorir, baseada na canção autoral “O Amor nos Faz Iguais”.
A secretária de Educação, professora Joana D’Arc Panzarini Egg, destacou a importância do projeto como ferramenta de aprendizagem: “Os CMEIs e as escolas possuem também esse papel fundamental de oferecer atividades culturais diferenciadas para as crianças de nossa cidade. São experiências transformadoras, que geram memórias afetivas e sensoriais que serão levadas por eles por toda a vida, além de estimular o gosto pela música boa e criativa", afirma.
Já Juliani Ribeiro reforçou a emoção da experiência: “O 'Músicas para Cantar e Brincar' é um projeto muito especial pra nós. Já passamos por diferentes escolas e praças de todo o Paraná e mesmo assim cada show continua sendo único. E com os CMEIs não foi diferente!”, comenta. “Foi muito legal ver as crianças e professoras entrando na onda, cantando e brincando com a gente”, completa.
O repertório apresentado mistura clássicos da infância brasileira, como “Peixe Vivo” e “A Canoa Virou”, com composições próprias da banda, como “Bolha de Sabão”, “Casa Cantante” e “Lobo-Guará”, todas acompanhadas por coreografias e brincadeiras que promovem a interação e o envolvimento das crianças.
Joãozinho, parceiro de Juliani no projeto, ressalta o impacto da ação: “Ficamos muito felizes em poder levar essas canções especiais para CMEIs que ainda não visitamos. São projetos como este que permitem que essas crianças conheçam novas formas de se expressar e aprendam brincando e cantando”, diz.
Álbum nas plataformas
As músicas que compõem o espetáculo estão reunidas no álbum Músicas para Cantar e Brincar, disponível em todas as principais plataformas de streaming. Com letras sincronizadas, as faixas podem ser utilizadas também nos stories e reels do Instagram — é só procurar por Banda Casa Cantante. O disco reúne composições que falam de amor, natureza e memória afetiva, como “Colecione Lembranças”, “Vagalume Lume” e “Lobo-Guará”, além de releituras alegres de cantigas tradicionais.
Com informações: Assessoria
Comentários