top of page
  • Foto do escritorRedação

Artista Augusto Leal inaugura no domingo instalação no Espaço Vitrine do MUPA

O artista é o terceiro e último contemplado pelo III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do MUPA e a inauguração de seu trabalho acontece a partir das 11h deste domingo (10), com entrada gratuita

Artista baiano Augusto Leal inaugura no domingo instalação no Espaço Vitrine do MUPA. Foto: Divulgação

Augusto Leal apresentará pela primeira vez ao público do Museu Paranaense a instalação “Encontros”. O artista baiano é o terceiro e último contemplado pelo III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do MUPA e a inauguração de seu trabalho acontece a partir das 11h deste domingo (10), com entrada gratuita.


“Encontros” propõe uma experiência de produção colaborativa de um trabalho de arte com o público. A face externa da vitrine será completamente revestida com um papel especial e na parede oposta serão posicionados refletores de luz. No canto da vitrine haverá uma mesinha com materiais de desenho e pintura, como canetas, hidrocores, lápis, giz de cera, pastel seco, carvão e marcadores diversos. Em cima da mesa as pessoas verão uma placa, escrito “Convide uma pessoa para pintar a sua sombra, preferencialmente um desconhecido. Pinte do jeito que quiser”.


Esta é uma ação essencialmente colaborativa, na qual se depende de uma outra pessoa para que a tarefa se concretize: a criação de um grande painel composto por diversas pessoas realizando esse gesto amplia a dimensão da colaboração nessa proposta.


Para Silvana Marcelina, autora do texto crítico “Encontros e a arte de atravessar paredes de vidro”, Augusto Leal é artista que institui gestos e com eles estabelece pontes entre ideias, lugares, pessoas, ausências, sonhos e relações. Segundo ela, a ocupação de Leal no Espaço Vitrine do MUPA propõe uma travessia, uma quebra da separação entre obra e público existente nas instituições museais.


“A ocupação é um convite para olharmos ao redor, para quem está ao nosso lado e com essa pessoa construirmos uma parceria no gesto de inscrever no museu as nossas presenças através do registro-desenho de nossas sombras”, afirma.


Artista

Augusto Leal é artista de Simões Filho, na Bahia. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia, é graduado em Desenho Industrial pela mesma instituição. Entende a arte como prática libertadora, na medida em que, por meio dela, consegue compreender e elaborar as questões que lhe atravessam e fabular novos mundos.


Pensando a partir das relações sociais e geopolíticas, o artista entende que a arte pode promover transformações na forma que as pessoas pensam, relacionam-se e se movem no mundo. Por isso, em seus trabalhos se interessa pelo diálogo, presença, participação e colaboração de pessoas em um esforço conjunto de (des) pensar a sociedade.


Sobre o Edital

O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Arquitetura e pesquisa em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação, em exposições gratuitas dentro do próprio museu.


Serviço:

"Encontros”, por Augusto Leal

Proposta contemplada no III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine

Abertura: domingo (10), às 11h

Entrada gratuita

Museu Paranaense: Rua Kellers, 289, Rua São Francisco - Curitiba - Paraná


Por AEN

Comments


bottom of page