Alunos da UEPG realizam exposição no Sesc Estação Saudade
- hassliviamaria
- 21 de out.
- 2 min de leitura

Produzida pelos alunos do 2º ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a exposição Memória das Águas está exposta no SESC Estação Saudade desde o dia 8 de outubro.
A exposição, inteiramente produzida pelos 19 alunos, é estruturada em três eixos: o passado, o presente e o futuro dos oceanos. Ao todo, são 21 obras que exploram linguagens diversas, como pintura, instalações e vídeos interativos.
A curadoria ficou por conta da acadêmica Maria Luiza Freire, que também faz parte do conjunto de alunos artistas denominado Coletivo Sem Título. “Buscamos provocar reflexões sobre aquilo que já existiu, o que temos hoje, como a preservação e a poluição, e o que ainda virá, o futuro dos oceanos, que não sabemos se existirá”, explica Maria Luiza.
A artista também afirma que o tema foi decidido coletivamente. “Cada aluno trouxe um tema e das nossas discussões surgiu esse tema de cultura oceânica, que dialoga com a década da cultura oceânica da ONU. Então, vimos a oportunidade de utilizar o tema e trazer também para o contexto acadêmico e submetemos a exposição juntamente com o GTC”, conclui.
A exposição é contemplada pelo edital da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Grupo de Teatro Científico (GTC) da UEPG.
A atividade integra a disciplina de Projeto Articulador II do curso de Artes Visuais. O objetivo é a aproximação dos acadêmicos ao processo de criação, montagem e curadoria de exposições artísticas. O professor responsável pela atividade, Arthur Amador, explica que a intenção é a união da teoria, prática e extensão universitária.
“O principal objetivo é entender como se constrói uma exposição, desde o seu primeiro pensamento de como vai ser a linha curatorial, a entender quais são as partes que existem dentro de uma exposição, curadoria, procuradoria, produção, educativo, divulgação, e como essas partes se integram”, afirma.
A exposição é aberta e fica disponível até o dia 7 de novembro no Sesc Estação Saudade.
Com informações: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli







Comentários