top of page
  • Foto do escritorRedação

“Ai! Sumiram os brinquedos” se apresenta em Ortigueira

Com a retomada da turnê, a peça poderá ser assistida ainda nos municípios de Ortigueira, Palmeira, Irati e Ponta Grossa

O projeto tem a proposta de percorrer sete municípios, promovendo 17 apresentações do espetáculo. Foto: Divulgação



O espetáculo “Ai! Sumiram os brinquedos, do Grupo Dia de Arte, retoma sua turnê pelo Paraná na próxima segunda-feira (27), com apresentações às 9h30 no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Clara e, às 13 horas, no CMEI Primeiros Passos, em Ortigueira. Produzido para o público infantil, o espetáculo mostra a importância do “brincar” na formação e no desenvolvimento da criança.


Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do Ministério da Cultura, com direção artística e coordenação de Lázaro França, roteiro de Michela França, direção de produção da ABC Projetos Culturais e patrocínio da Copel, Belgotex do Brasil e Paccar Financial, o projeto tem a proposta de percorrer sete municípios, promovendo 17 apresentações do espetáculo.


A roteirista Michela França explica que o espetáculo traz à tona brincadeiras antigas com pião, peteca, ioiô, bolinhas de gude, cantigas de roda, entre outras que gradativamente estão sendo esquecidas. A história se passa em uma fazenda, onde Pimenta e Docinho recebem uma visita inesperada de um mensageiro de brincadeiras, que está rodando o mundo para apresentar às crianças brinquedos que sumiram.


“Através da nossa arte, resolvemos criar um projeto onde pudéssemos estimular as crianças a conhecerem o mundo dos brinquedos brincantes, que precisam apenas da energia, fantasia e criatividade do público infantil”, destaca o diretor artístico Lázaro França.


O avanço das tecnologias fez com que muitas crianças deixassem de se relacionar, movimentar e evoluir de forma lúdica, processo que é extremamente importante para o crescimento e amadurecimento infantil. “Vemos os pais atarefados e sempre na correria do dia a dia, o que acaba deixando que as crianças usufruam sem limites dos eletrônicos. Buscamos mostrar o quanto as brincadeiras antigas são divertidas e saudáveis para o desenvolvimento das crianças”, explica David Dias, ator do espetáculo.


O Grupo Dia de Arte tem como proposta levar sua arte a todos os lugares, abrangendo o máximo de crianças possíveis para que elas tenham a oportunidade de descobrir o valor das brincadeiras, incentivando todo processo inventivo, imaginativo e de socialização. Com linguagem simples, objetiva e cativante, “Ai! Sumiram os Brinquedos” promete tirar muitos risos da plateia, por meio do envolvimento com os atores.


Através do projeto, o espetáculo foi levado em 2022 aos municípios de Castro, Imbaú, Telêmaco Borba e Ponta Grossa, alcançando cerca de 1.440 crianças. Com a retomada da turnê, a peça poderá ser assistida ainda nos municípios de Ortigueira, Palmeira, Irati e Ponta Grossa, novamente. O público principal são crianças de zero a cinco anos, que estão na fase da primeira infância, onde o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, como porta de entrada para desvendar sensações e sentimentos.

O projeto tem a proposta de percorrer sete municípios, promovendo 17 apresentações do espetáculo. Foto: Divulgação

Da Assessoria

Comments


bottom of page