top of page
  • Foto do escritorRedação

33º Festival Universitário da Canção inicia nesta quarta

Edição contará com formato inédito para o evento

Este ano, o evento acontece de forma inédita, com transmissão on-line das músicas selecionadas e presença de autoridades no Cine-Teatro Pax. Foto: Aline Jasper

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, nesta quarta-feira (6), a 33ª edição do Festival Universitário da Canção (FUC). Neste ano, o evento acontece de forma inédita, com transmissão on-line das músicas selecionadas e presença de autoridades no Cine-Teatro Pax. A solenidade inicia às 19h30, ao vivo, pela página do Facebook da UEPG. O FUC é organizado pela Diretoria de Assuntos Culturais, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (DAC/Proex), e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg).


O Festival 2021 é de abrangência regional, com o objetivo de destacar compositores residentes das cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. “Devido aos protocolos de biossegurança no contexto de Covid-19, optamos por realizar esta edição em formato on-line. Contudo, não perdemos em nada no que se refere à qualidade”, afirma Sandra Borsoi, diretora de assuntos culturais. Segundo ela, todo o evento foi preparado para que aconteça a melhor performance e expressão musical, no contexto artístico dos Campos Gerais. “É o que mais precisamos hoje, quando necessitamos de inspiração para tocarmos a vida no mundo pós-pandemia. A música inspira a vida que deseja respirar”, ressalta.

Músicas

O FUC contou com 43 canções inscritas, as quais os curadores Thiago Xavier, Fabiane Pereira e Theo Ruiz atribuíram notas de 0 a 10, para os quesitos Música, Letra e Interpretação. Das 43, dez músicas foram selecionadas para serem apresentadas na noite de hoje, as quais foram gravadas previamente em estúdio e serão apresentadas via streaming.


As canções escolhidas foram ‘O Último Dia da Terra’ (Babim); ‘Plantar e Colher ‘ (Guilherme Barbato dos Santos); ‘Num Estalo’ (Zero Meia); ‘Uma Saga Rolimã’ (Phellip Willian de Paula Gruber, Melissa Ansbach Garabeli, Phayga Cristinne de Paula Gruber); ‘Constantemente Contato’ (Lucas Cabral); ‘Um Bêbado Iluminado’ (Scilas); ‘A Luz que Leva’ (Augusto Aguieiras); ‘Crioulo Cantou’ (Crioulo Cantá); ‘O Eterno é o Presente’ (Luiz Henrique do Nascimento da Silva, Felipe Fernandes Mesquita dos Santos, Andria Jéssica Rodrigues, Kaik Vicente da Silva, Daniel Antonio Specalski); e ‘Pobre Chavinho’ (Fios de Baiano). As músicas serão classificadas em 1º, 2º e 3º lugares, pelos jurados Estrela Leminski, Ana Morela e Luiz Carlini, sob a coordenação musical do diretor Thiago Xavier.


O público também poderá participar do júri popular e escolher sua música preferida. A votação acontecerá por meio de enquete que estará disponível na página do Facebook da UEPG, logo após a apresentação da última canção. Serão contabilizados somente votos da enquete e não serão aceitos votos nos comentários na publicação.


Organização

O Festival 2021 inova também porque criou o Programa FUC Reverbera, que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo, fomentar a inovação e facilitar a auto-gestão de carreiras artísticas. A segunda fase do Programa acontece de 11 de outubro a 30 de novembro de forma híbrida.


“O FUC faz parte da história da UEPG, pois desde seu início é o resultado de um esforço conjunto para superar limites e proporcionar a originalidade da cultura e da música, como forma de reconstruir a expressividade musical da região”, acrescenta Sandra. As letras e vídeos das canções concorrentes estarão disponíveis no site www.uepg.br/fuc


O FUC tem apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural; promoção da Rede Paranaense de Comunicação; patrocínio de Sicredi; e parcerias da Sala do Empreendedor, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fecomércio Paraná, Sesc Paraná, Feira Internacional da Música do Sul (Fims), A Fábrica, Casa das Artes, Gabriel Ramos Fotografia, Estratégia Projetos Criativos, aRede, Jornal da Manhã, Rádio Lagoa Dourada, CulturAção Cultura Plural, TM Studio, ALB Vídeo e Whols Produções; e integração do Vale dos Trilhos.


Fonte: Assessoria

bottom of page