• Redação

Ulokelu trabalha Roteiros e Criação de Histórias em oficina de cinema

O Ulokelu procura democratizar o acesso o acesso às artes, ensinando as diversas maneiras e linguagens cinematográficas para se contar histórias no audiovisual, a partir da vivência de cada um

Ulokelu trabalha Roteiros e Criação de Histórias em oficina de cinema. Foto: Reprodução

No dia 25 de outubro iniciou a segunda oficina do projeto Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa, Roteiro e Criação de Histórias para Cinema e Audiovisual, com o roteirista e diretor, Cássio Kelm. As aulas ainda estão acontecendo, porém de forma online e sempre com a participação ativa dos/das estudantes.


Cássio procura elaborar suas oficinas de forma interativa e dinâmica. “O primeiro dia foi ótimo e acredito que os/as estudantes gostaram, porque mesmo após 3h, falaram que não estavam cansados”, disse animado. Cássio mescla suas explicações com exemplos de filmes estrangeiros, nacionais e de suas produções.


“Eu vou tentar colaborar com os projetos dos/das estudantes e fazer com que a oficina seja o mais útil possível, para aproximar o cinema da vivência das pessoas. Para as próximas aulas vamos colocar em prática os conteúdos estudados, para que todos, todas e todes exercitem a escrita”, planeja, Cássio.


Para completar a programação, o Ulokelu oferecerá mais duas oficinas: Produção e elaboração de projetos audiovisuais, com Jade Azevedo, com inscrições até o dia 26 de novembro; e O Cinema e o Espelho: experiências, olhares e registros, com Everlane Moraes, com inscrições até o dia 12 de dezembro.


O Ulokelu procura democratizar o acesso o acesso às artes, ensinando as diversas maneiras e linguagens cinematográficas para se contar histórias no audiovisual, a partir da vivência de cada um. Dessa forma tem como objetivo incentivar a produção audiovisual de Ponta Grossa, assim como promover o setor cultural da cidade.


Serviço:

  • As inscrições para a oficina Produção e elaboração de projetos audiovisuais, com Jade Azevedo podem ser feitas neste link.

  • As inscrições para a oficina O Cinema e o Espelho: experiências, olhares e registros, com Everlane Moraes podem ser feita neste outro link.

Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa é um projeto aprovado pelo programa de incentivo da Fundação Municipal de Cultura e promove oficinas gratuitas de formação em cinema para a população de Ponta Grossa



Cássio Kelm faz estreia internacional

Cássio estreiará seu próximo filme, “Perto de Você”, no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), que acontecerá ainda neste mês de novembro. O longa-metragem que foi gravado em Ponta Grossa, se passa no início da pandemia, quando o cineasta, que é transmasculino não-binário, esteve isolado com seu pai de 72 anos. Com o início da hormonização com testosterona em curso, mas ainda sem revelar a decisão para seu pai. Cássio também se divide entre o medo de dizer ao seu pai “sou trans”, e o medo do risco que seu pai idoso corria com o recém descoberto Coronavirus. Confira o trailler abaixo: