top of page
  • Foto do escritorRedação

Ulokelu Oficinas de Cinema está com inscrições abertas para última turma

Oficinas de Cinema de Ponta Grossa é um projeto aprovado pelo programa de fomento da Fundação Municipal de Cultura e promove oficinas gratuitas para incentivar a formação em cinema da população de Ponta Grossa

As aulas estão acontecendo de forma presencial, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio, em Uvaranas. Foto: Grabi

Nesta sexta-feira (2) e sábado (3) acontece a última oficina da 2ª fase do projeto Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa. Quem conduzirá o encontro será o diretor de fotografia Flávio Rebouças, com o tema Caracteres da Sombra na Direção Fotográfica. As aulas estão acontecendo de forma presencial, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio, em Uvaranas. As inscrições ainda estão abertas e os/as interessados/as em participar, devem acessar o site ulokelucinema.com.br, para se inscrever, de forma gratuita.


Durante a oficina, os oficineiros e oficineiras aprenderão técnicas de direção fotográfica, em uma aula que mesclará teoria e prática. Em primeiro momento, será traçada uma linha do tempo que ajudará a compreender as questões relativas ao desenvolvimento das tecnologias de criação das imagens fotográficas. Em seguida, os e as estudantes, serão conduzidos a pensar a fotografia fora dos padrões, para explorar sua criatividade. Para isso, aprenderão a enxergar a sombra como matéria-prima da fotografia, ao invés da luz.


Rebouças ainda apresentará produções de imagens, em vídeos e de forma estática, aplicadas para o cinema. “Vamos aprender sobre a direção de fotografia, de modo especial, para o cinema. Toda a aula terá como base, minhas experiências pessoais e profissionais, além do conteúdo teórico e bibliográfico, a fim de enriquecer o aprendizado”, destaca o diretor.


Como desfecho desta imersão, os oficineiros e as oficineiras realizarão atividades práticas de manuseio de câmera e iluminação, para que possam compor uma imagem, conforme as técnicas debatidas durante a Oficina.


Apesar desta ser a última Oficina do projeto Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa, ainda é possível participar, mesmo que não tenha conseguido acompanhar as demais aulas, afinal, os conteúdos são independentes. Também não é necessário ter experiência na área do cinema, nem conhecimentos específicos sobre o assunto.


Nesta 2ª fase do projeto Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa, estamos contando com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as aulas, para incluir pessoas surda nas oficinas.


Diferente do ano passado, este ano todas as aulas serão presenciais e acontecerão no espaço do CEU das ARTES Vila Cel Cláudio, no bairro Uvaranas. Para facilitar o acesso, o Ulokelu oferece algumas bolsas de auxílio transporte, desta forma os/as interessados/as devem preencher a solicitação que está no site www.ulokelucinema.com.br.

As aulas estão acontecendo de forma presencial, no CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio, em Uvaranas. Foto: Grabi

O que é Ulokelu

O Ulokelu Oficinas de Cinema de Ponta Grossa é um projeto aprovado e incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), de formação em cinema. Suas oficinas visam ensinar as diversas linguagens cinematográficas para se contar histórias no audiovisual, a partir da vivência de cada pessoa e dessa forma incentivar a produção de filmes em Ponta Grossa, assim como promover o setor cultural da cidade.


Nesta 2ª fase a identidade visual do projeto se inspira na cineasta cubana Sara Gómez, que eternizou histórias no cinema levando às telas a comunidade afro-cubana, feminina e marginalizada. Seu trabalho destacou as desigualdades de classe, bem como a discriminação racial e de gênero, por meio das histórias sobre a vida cotidiana na ilha.


Dessa forma, pretende-se incentivar a criação de novas histórias que recontam o passado, afinal, sempre é possível redescobrir ou reconstruir o que já passou, imaginar o futuro, projetar imagens, sons e sensações que nos habitarão amanhã.


Se interessou?

Acompanhe o Ulokelu nas redes sociais, para obter mais informações:

Instagram: @ulokelu_cinema

Facebook: @UlokeluCinema


Sobre o PROMIFIC

Ulokelu - Oficinas de Cinema de Ponta Grossa, foi contemplado em 2019 e 2020 no Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) que possibilita que pessoas e empresas incentivem projetos culturais de artistas de Ponta Grossa através de renúncia fiscal, encaminhando até 60% do IPTU para os projetos aprovados.


Um dos mecanismos de financiamento à cultura previstos no Plano Municipal de Cultura de Ponta Grossa (Lei 13.026/2017). Foi criado pela Lei 13.526/2019 e regulamentado pelo Decreto 16.675/2019.


Dessa forma, o projeto é realizado com o apoio do Promific, Prefeitura de Ponta Grossa, Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. Patrocinado pelo Banco do Brasil, Prestes Construtora, Consaúde, Indústrias Carimbras, Barbur Plaza Hotel e outras pessoas físicas que contribuíram através da renúncia fiscal do IPTU de seus imóveis.


Da Assessoria


Comments


bottom of page