top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG recebe Moção de Aplauso da Câmara Municipal

Proposta pelo vereador Dr. Erick, a homenagem reconhece o protagonismo da DAC na organização de eventos culturais na região dos Campos Gerais

A moção foi entregue pelo vereador ao diretor da DAC, professor Nelson Silva Júnior. Foto: Divulgação

A Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, nesta segunda-feira (03), Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Ponta Grossa. Proposta pelo vereador Dr. Erick, a homenagem reconhece o protagonismo da DAC na organização de eventos culturais na região dos Campos Gerais. A moção foi entregue pelo vereador ao diretor da DAC, professor Nelson Silva Júnior.


A proposição, segundo o vereador, se justifica pelo “papel da DAC na organização de importantes festivais em Ponta Grossa”. Dr. Erick citou o Festival Nacional de Teatro (Fenata) e o Festival Universitário da Canção (FUC), “eventos fomentadores da cultural local e regional”.


Nelson ressalta que, na Proex, o órgão trabalha para que a arte e cultura despertem e se desenvolvam nos diversos segmentos da sociedade. Além dos festivais de teatro e da canção, a DAC oferta para a comunidade cursos de violão clássico e popular, piano, canto, desenho, pintura, artes visuais e yoga. A Divisão conta ainda com a Galeria de Artes, aberta ao público, que recebe exposições de artistas convidados ou selecionados por edital. Por meio das ações, a DAC busca difundir a arte e possibilitar ao público o contato com as mais variadas formas de expressão artística.


Na Moção de Aplauso, Dr. Erick destaca a promoção do programa FUC Reverbera, criado em 2021, que integra o projeto Vale dos Trilhos, governança do ecossistema de inovação de Ponta Grossa. “A Diretoria de Assuntos Culturais da UEPG tem a nossa admiração, pelo seu papel na consolidação da importância e grandeza da multiplicidade cultural, teatral e musical, na região dos Campos Gerais”, observa o vereador, na proposição aprovada pela Câmara Municipal de Ponta Grossa, em sessão plenária de 27 de julho.


O FUC Reverbera tem o objetivo de promover a inovação por meio da capacitação e inserção de profissionais qualificados em diferentes áreas do mercado musical. A iniciativa da DAC se constitui pela realização de mentorias, workshops, criação de conteúdos, divulgação da mídia, networking com profissionais do mercado nacional e disponibilização de espaços para shows, entre outros serviços.


A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, enaltece o ato do vereador Dr. Erick, ao propor a Moção de Aplauso à DAC. “O reconhecimento pelo legislativo ponta-grossense traduz o alcance do trabalho desenvolvido pela DAC junto às comunidades local e regional, proporcionando inclusão social e desenvolvimento cultural à nossa população”.


Fenata

De 8 a 13 de novembro, a DAC promove a 50ª edição do Fenata, com a apresentação de 18 espetáculos, distribuídos em seis categorias (teatro para adultos, teatro para crianças, teatro de rua, teatro de bonecos/animação, mostra paralela e mostra especial). Realizado desde 1973, de forma ininterrupta, o Fenata traz a Ponta Grossa artistas de vários pontos do país. Neste ano, estarão representados nos palcos e ruas da cidade grupos teatrais de outros municípios do Paraná e de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais e Amazonas. Mais informações sobre o festival em https://www2.uepg.br/fenata/.


Da Assessoria

Commentaires


bottom of page