• Redação

UEPG lança livro sobre experiências de pesquisas em gênero e diversidade

A obra é uma coletânea composta por seis pesquisas e organizada pelas professoras Georgiane Garabely Heil Vázquez e Angela Ribeiro Ferreira

UEPG lança livro sobre experiências de pesquisas em gênero e diversidade. Foto: Divulgação/EBC

A experiência da pesquisa resultou em livro do Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividades (Lagedis). Vinculado ao Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o programa lançou, em novembro deste ano, o livro ‘Lagedis – experiências de pesquisas em gênero e diversidade’.


A obra é uma coletânea composta por seis pesquisas e organizada pelas professoras Georgiane Garabely Heil Vázquez e Angela Ribeiro Ferreira. Os textos são resultado de pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso ou pesquisas de pós-graduação. “Nosso objetivo com essa coletânea é estimular o trabalho de jovens pesquisadores vinculados ao Lagedis”, destaca Georgiane. O Lagedis se organiza oficialmente como um programa de extensão universitária, promovendo eventos, cursos, projetos e ações extensionistas. “As pesquisas são iniciantes, mas com militância feminista e com firme propósito de se construir novos e diversos saberes sobre a história das mulheres, das relações de gênero e a diversidade”.


O Lagedis, que surgiu oficialmente em 2018, é um laboratório construído com a proposta de pautar temas de gênero e diversidade em diversos cursos de graduação e pós-graduação da UEPG, em especial, nos cursos de licenciatura e bacharelado em História. Para a professora Angela, publicar pesquisas de iniciação científica ou de TCC é algo desafiador. “Mas o risco do ‘incompleto’ é superado pela necessidade de se fomentar novos pesquisadores, pela urgência em se incentivar alunos a permanecer na Universidade, pela compreensão do papel social da Universidade e do ensino de história, em especial dentro do feminismo”.


O livro está disponível, gratuitamente e em formato digital, para leitura no link.


Da Assessoria