• Redação

UEPG lança atividades para marcar o Setembro Amarelo

As ações buscam trabalhar na qualidade de vida e saúde mental da população

O UEPG Abraça foi criado em 2018 e busca suprir demandas de saúde mental junto à comunidade universitária. Foto: Aline Jasper

O UEPG Abraça, programa de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), preparou atividades para marcar o Setembro Amarelo, mês que impulsiona ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. As ações buscam trabalhar na qualidade de vida e saúde mental da população, por meio de palestras educativas e rodas de conversa com uso de metodologias ativas.


O UEPG Abraça foi criado em 2018 e busca suprir demandas de saúde mental junto à comunidade universitária. “Nós acolhemos e fazemos atendimento psicossocial junto à comunidade universitária – discentes, docentes, agentes universitários e trabalhadores do Hospital Universitário Regional”, enfatiza Lara Floriano, coordenadora do programa

UEPG Abraça e parceiros

A primeira atividade acontece em 16 de setembro, às 19h, e lança o projeto de extensão ‘O cuidar em saúde mental nas instituições de ensino superior’. Com duração de 1 ano, o grupo fará atendimento psicossocial a docentes, discentes e agentes universitários para o enfrentamento de transtornos mentais, uso problemático de álcool e outras drogas, prevenção ao suicídio e outras demandas de saúde mental.


O trabalho acontece em conjunto com as instituições de ensino superior de Ponta Grossa – Unopar Ponta Grossa, Faculdade Sant’Ana, Cescage, Unicesumar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Unisecal. Além do lançamento do projeto, o evento também transmite a palestra ‘Prevenção do suicídio no contexto universitário’, com com emissão de certificado aos participantes.


Inscrições podem ser feitas pelo link.


Live de Saúde Mental

Em 22 de setembro, às 18h30, a Editora UEPG lança o livro ‘Covid-19 e saúde mental: cenários, debates e desafiosno canal do Youtube da Editora. O evento conta com professores convidados para debater temas relacionados à saúde mental e Covid-19. “O tema é muito propício atualmente, visto que, em tempos de pandemia, as horas de trabalho, estudo e reuniões por meio de plataformas digitais têm gerado uma fadiga mental nas pessoas, problemas psicológicos, depressões e suicídio”, explica Lara. O certificado do evento será fornecido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).


Prevenção ao suicídio

O mês de setembro fecha as atividades com o evento ‘Programa UEPG Abraça e Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UEPG na prevenção do suicídio’. De acordo com Paulo Romano Sabino de Oliveira, presidente da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LPSM), a organização optou por abordar temas que possuem importância na prevenção ao suicídio, diferentemente do que foi abordado no evento do ano passado. “Abordaremos temas do dia a dia das pessoas, mas que não são claramente perceptíveis aos nossos olhos”, conta.


O evento acontece de 23 a 24 de setembro, com palestras transmitidas por videoconferência. “Esperamos que as atividades estabeleçam diálogo e reflexão e sirvam como estopim para a formulação de estratégias que auxiliem na prevenção do suicídio”, completa Lara.


Da Assessoria