top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG e Funepo chegam a acordo sobre concessão do sinal da TVE

Após a Prefeitura Municipal deixar a administração da TV Educativa, o sinal será gerenciado pela universidade

A TV Educativa (TVE) está em funcionamento desde 2000. Foto: Divulgação


A Universidade Estadual de Ponta Grossa deve assumir a administração do sinal da TV Educativa. O projeto de Lei 339/2021, que propõe a retirada da administração pública municipal da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo) e a transferência para a UEPG, será votado na Câmara de Vereadores, na próxima segunda-feira (21), quando o reitor Miguel Sanches Neto participará da sessão.


Após estudo de viabilidade, em 21 de setembro, o professor Carlos Willians Jaques Morais, assessor da reitoria, responsável pelo processo na UEPG, concluiu parecer favorável à transferência direta da outorga do sinal da TV Educativa da Funepo para a Universidade. “A administração da TVE ficará sob responsabilidade do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead)”, detalha o professor.


O reitor Miguel Sanches Neto destaca a necessidade de que o processo inclua a doação dos equipamentos e das instalações móveis para a instituição. Além disso, o reitor acrescenta que “a conclusão do nosso parecer aponta, entre outros fatores, a necessidade de celebração de termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para que funcionários lotados na Funepo, mantidos pela Prefeitura, continuem atuando na TV Educativa, cedidos para a UEPG”.


Após a efetivação dos trâmites legais, durante a transição, o Nutead poderá convidar outras instâncias da Universidade a colaborar no processo de administração e produção de conteúdo.


Histórico

No dia 30 de agosto, em atendimento à demanda da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, considerando a importância de manutenção de um veículo de comunicação local, a UEPG manifestou interesse em administrar a TV Educativa. Por meio do Nutead, a instituição trabalhou num estudo de viabilidade que culminou na apresentação de parecer favorável, encaminhado à Câmara Municipal.


Desde 2017, a Prefeitura de Ponta Grossa tem anunciado a intenção em descontinuar a manutenção da emissora. Com o Projeto de Lei Ordinária nº 339, de novembro de 2021, o poder público municipal formalizou junto à Câmara Municipal, a intenção de sua retirada da Funepo.


Sobre a TV

A TV Educativa de Ponta Grossa é um canal de televisão administrado pela Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo). A outorga para o funcionamento da TV foi homologada em maio de 1998. Em 2000, foi iniciada a transmissão, como a primeira geradora educativa de sons e imagens no Paraná, mantida financeiramente pelo poder público municipal. Atualmente, a maior parte da programação é composta por programas da TV Cultura, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, de São Paulo. A emissora ponta-grossense operou por 17 anos no canal 58 UHF, até passar a transmitir pelo sinal digital.


Da Assessoria

Bình luận


bottom of page