top of page
  • Foto do escritorRedação

Secretaria da Cultura lança edital para gestão do MON

O edital tem como objetivo selecionar a melhor proposta de entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tenha interesse em promover a gestão Mon

Esta contratação, para além de aperfeiçoar a prestação dos serviços à sociedade, possibilitará o acesso aos editais de fomento, incentivo e apoio aos museu. Foto: Guilherme Pupo

A Secretaria estadual da Cultura publicou o edital de convocação pública destinado a organizações sociais para gestão do Museu Oscar Niemeyer (Mon). As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (28) no Sisprofice e vão até o dia 31 de maio.


Este modelo de parceria com entidade privada, previsto na lei estadual complementar 14/2011 e decreto de regulamentação 4951/2012, já é adotado pela Secretaria para gestão do museu desde 2014 e tem garantido a missão institucional de uma gestão qualificada, ágil e com capacidade de ampliar o acesso do público ao usufruto do equipamento cultural, ampliar o acervo e, concomitantemente, apoiar o desenvolvimento do Sistema Estadual de Museus no Estado do Paraná (Sisem-PR).


O edital tem como objetivo selecionar a melhor proposta de entidade de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social do Estado do Paraná na área da Cultura, que tenha interesse em realizar, por meio de Contrato de Gestão, em estreita cooperação com a Administração Pública Estadual, a gestão Mon com apoio ao Sisem-PR.


Esta contratação, para além de aperfeiçoar a prestação dos serviços à sociedade, possibilitará o acesso aos editais de fomento, incentivo e apoio aos museus, tanto em âmbito nacional quanto internacional, contribuindo para a preservação da cultura, além da parceria técnico-institucional com diferentes entidades e organizações.


Podem participar proponentes pessoa jurídica que comprovem experiência técnica há mais de dois anos na gestão de equipamentos culturais, que tenham como objetivo a promoção de atividades artísticas e/ou culturais e gestão de equipamentos culturais e que sejam qualificados como Organização Social para a Cultura no Estado do Paraná.


As inscrições são gratuitas e devem ser de forma online no sistema Sisprofice. Proponentes que ainda não são cadastrados no sistema podem seguir o tutorial AQUI.

O e-mail para tirar dúvidas é cosem@seec.pr.gov.br com o assunto/título do email: “EDITAL 01/2023 – SEEC”.


O Mon é patrimônio estatal, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Inaugurado em 22 de novembro de 2002, está abrigado em prédios icônicos, de autoria do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas cerca de 20 mostras, que atraem um público médio de 360 mil pessoas. O acervo conta com aproximadamente 14 mil obras, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, fazendo dele o maior museu da América Latina.


Nomes como Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro, Helena Wong, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros, além de obras de arte asiáticas e africanas, estão no acervo do MON.


Dicas aos proponentes:

Leia todo Edital – Parâmetros Gerais e o Termo de Referência antes de se inscrever.

Seja objetivo e claro na descrição do projeto e envie todos os documentos e anexos, conforme o Edital – Parâmetros Gerais.


Os documentos e conteúdos obrigatórios para anexação deverão estar em formato PDF, sendo cada arquivo com tamanho de até 5MB.


Não deixe para a última hora e faça uma conferência de todos os documentos e anexos, pois após o envio da inscrição não é possível alterar as informações.


Por AEN

Comments


bottom of page