• Mayara Pontes

Saiba como é a preparação artística do Grupo Teatral Unidev/Ceci

Com a peça “Abaretama” três atores cegos trouxeram magia e encanto, lendas e histórias ao palco da segunda edição do Festival de Teatro Prosiá

Peça "Abaretama" apresentada no Festival de Teatro Prosiá é um exemplo de inclusão. Foto: Divulgação

O Grupo Teatral Unidev/Ceci é formado por atores e atrizes cegos ou com baixa visão e tm como objetivo, superar limites. Os atores Marcos Germano Pesck, José Renato de Jesus e a atriz Sionara Burkner de Abreu retornaram ao palco após a flexibilização da pandemia com o espetáculo “Abaretama”, uma história de encanto e magia, lendas e histórias de lugares distantes que salpicam com pitadas de aventura e romantismo. Uma linda relação de amizade entre uma menina e um pássaro diferente dos demais.


O início do processo de montagem da peça “Abaretama” começou no segundo semestre de 2019 e a participação no Festival de Teatro Prosiá tornou-se um incentivo para finalizar a montagem do espetáculo. A diretora da peça, Heloísa Frehse Pereira explica como é preparado o cenário para a apresentação. “Utiliza-se grama sintética para servir de guia na locomoção dos atores e também cordas como guias presas ao chão", comenta Heloísa.


O espetáculo também conta com a utilização de sombras, o que foi possível realizar através do resultado de atividades corporais desenvolvidas com os atores. A diretora Heloísa também ressalta os desafios que os atores enfrentam para compor algumas cenas. “Uma das maiores dificuldades durante o processo foi a cena de projeção da luz da gaiola onde o pássaro é preso, devido à complexidade das marcações cênicas”, ressalta a diretora.


Para a troca de figurinos os atores contam com o auxílio de um assistente de palco, inclusive, para esta peça, algumas roupas utilizadas e objeto usado em cena, foram feitos pelo ator Marcos Germano Pesck. “Os figurinos branco e vermelho do pássaro foram confeccionados pelo ator Marcos, bem como o casquete dourado, utilizando material reciclável”, conta Heloísa.