• Redação

Saúde Mental realiza apresentação de psicodrama online

A ação será promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ)

A ação será promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ). Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Departamento de Saúde Mental, preparou uma live de encerramento das atividades do Setembro Amarelo da Saúde Mental. A ação será promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ).


O encerramento contará com uma apresentação do Psicodrama intitulado “QUEM NUNCA?”, através dele será discutido a temática da prevenção do Suicídio. A transmissão ocorrerá através da plataforma YouTube no link.


Quem nunca? Quem nunca pensou que o seu sofrimento não teria fim e que a situação era insuportável? É, muita gente está enfrentando dias difíceis e não consegue encontrar saída ou não sabe mais o que fazer. Mas, calma! Você não está sozinho! Mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio por ano em todo mundo, o que contabiliza uma morte por suicídio a cada 40 segundos. Estimativas apontam que a cada quatro segundos ocorre uma tentativa de suicídio no mundo. É a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

“Assim, constatamos que o suicídio se tornou um problema de saúde pública. Logo, precisamos falar sobre isso. Há uma série de mitos e tabus ao redor do tema e geralmente as pessoas não sabem onde buscar ajuda quando estão enfrentando alguma situação difícil e pensam em morte. Por isso, estamos intensificando a divulgação dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do município”, destaca a gerente de Saúde Mental, Elaine Peclat.

ONDE PROCURAR AJUDA

CAPS Infantojuvenil • Endereço: Rua Reinaldo Ribas Silveira, 156, Ronda • Contatos: 3220 – 1015 (Ramais 4541 e 4543)


CAPS II • Endereço: Rua Antônio Rodrigues Teixeira Junior, 229, Jd Carvalho • Contatos: 3220 – 1015 (Ramais 4049 e 4536)


CAPS AD • Endereço: Rua Vicente Espósito (Ao lado do Terminal de Uvaranas) • Contatos: 3220 – 1015 (Ramais 4047 e 4048)


Ambulatório de Saúde Mental • Endereço: Rua Princesa Isabel, 228, São José – (necessita encaminhamento da Unidade de Saúde) • Contatos: 3220 – 1015 (Ramais 4045 e 4046)


Das Assessorias