top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Rapper de PG faz clipe em apoio à Lula e de crítica a Bolsonaro

Atualizado: 23 de set. de 2022

Jhow Salem MC produz canção em forma de crítica do Governo Bolsonaro e o que ele representa (bolsonarismo)

Rapper Jhow Salem MC faz seu primeiro videoclipe na carreira após 53 composições autorais. Foto: Divulgação


Ponta-grossense e rapper, Jonatan Salem ou Jhow Salem MC possui 53 músicas autorais registradas ao longo de 14 anos de carreira. No entanto, foi na última semana que ele produziu seu primeiro videoclipe. O trabalho realizado é “Lula 2022”, além de ser um trabalho musical de apoio ao ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), o clipe traz diversas críticas ao atual governo de Jair Messias Bolsonaro (PL).


Jhow explica que tudo começou com uma conversa com amigos nas redes sociais (Discord), “Numa madrugada, estava conversando com meus amigos, aí um colega meu de São Paulo, 'Leozinho Motora' em tom de brincadeira sugeriu que eu fizesse uma música deste cenário político eleitoral, não deu outra, em três dias a canção estava pronta”, explica o rapper.


A canção é dividida em três partes, inicia com a fala de Lula na entrevista que ele fez para o Mano Brow em um podcast no Soptify, e posteriormente a canção traz falas de Bolsonaro em entrevistas que fez falando da Pandemia. O clipe finaliza com as críticas sociais e os posicionamentos do rapper.


“Fiz está música demonstrando a possibilidade de transformação social através da arte, mais exclusivamente do rap e do movimento Hip-Hop. Pois, a meu ver o Brasil precisa de mudança, e para isso é preciso tirar o Bolsonaro do poder”, comenta Jhow.


Embora tenha escrito mais de 50 canções, este é o primeiro videoclipe do rapper, e através deste, Jhow espera ganhar uma projeção profissional e viver apenas da música. “Este clipe é o primeiro, e vem com muito impacto e espero que com ele venham também ‘abertura de portas’. Trabalhei muito nele (clipe)”, explica Jonatan.


O músico também explica que a canção não foi apenas oportunismo pelo período eleitoral, mas sim sua visão de mundo e de crítica ao Bolsonaro e de tudo que ele representa (bolsonarismo). “Fiz esta canção porque é agora o momento de nos unir e juntarmos forças para tirar o Bolsonaro do poder. Fiz este trabalho com muito carinho e dedicação, e através da música estou fazendo minha contribuição para termos um país melhor”.


Jonatan Salem atualmente está vivendo em Porto Alegre-RS. O rapper espera percorrer outras regiões do Brasil, levando suas canções. Depois deste clipe, o objetivo de Jhow é produzir clipes das suas outras canções autorais. Jhow Salem MC pode ser encontrado em suas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube. Abaixo, confira o videoclipe do rapper: “Lula 2022”.


Comments


bottom of page