• Redação

Projeto social oferece aulas gratuitas de balé em Carambeí

O projeto atua na cidade sem ligação a nenhuma instituição municipal, estadual e nem governamental

Projeto social oferece aulas gratuitas de balé em Carambeí. Foto: Reprodução

Em Carambeí, o projeto social desenvolvido pela escola My Dance Ballet School promove o ensino do balé clássico e tem como objetivo promover o contato com a arte. A iniciativa atende cerca de 40 meninas e meninos de 8 a 17 anos de forma totalmente gratuita. O projeto atua na cidade sem ligação a nenhuma instituição municipal, estadual e nem governamental.


Para iniciar o projeto, a diretora artística, Mylena Sidenco Rosas, conta que tudo começou com a seleção dos interessados. “Não era necessário ter nenhum conhecimento prévio em balé para participar da audição e procuramos selecionar meninas e meninos comprometidos consigo e com o próximo”, explica. Os alunos aprovados tiveram a oportunidade de ingressar na aprendizagem do nível 1 em balé clássico.


Para permanecer no projeto, as crianças devem ter bom desenvolvimento na escola e apresentar notas excelentes no boletim escolar, além de ter um comportamento exemplar com todos os colegas e professores. Por esse motivo, a diretora pedagógica, Márcia Rosas, confere todos os semestres os boletins escolares de cada aluno do projeto.


Como a formação completa em balé clássico leva anos, após o período das aulas gratuitas, a família pode escolher manter a criança no My Dance Ballet School. Ou seja, ao final do projeto, que possui duração de 6 meses a 1 ano, os alunos poderão ingressar nas turmas regulares da escola, pagando mensalidade como todas os demais. Assim, será aberta uma nova seleção, para que a oportunidade de participar deste projeto social chegue à novas crianças.


Sobre o My Dance Ballet School

O My Dance Ballet School é um dos únicos polos da Royal Academy of Dance de Londres de toda a região e se destaca no cenário mundial da dança com premiações nacionais e internacionais. Tem direção pedagógica de Márcia Sidenco Rosas, direção artística de Mylena Sidenco Rosas e direção geral de Ivo Athanagildo Rosas e Jonathan Sidenco Rosas.


Os alunos de Carambeí têm a oportunidade de aprender balé clássico em uma escola com metodologia Internacional e realizar os exames internacionais da Royal Academy of Dance, com a presença de tutores de outros países. Aqueles que são aprovados recebem certificados vindos de Londres, com selo real da Rainha Elizabeth II, e válidos em mais de 84 países.


Por Deborah Kuki (comVc)