• Gabriel Ribeiro

Projeto de pacientes oncológicas de PG vira livro

A obra conta a história de 39 pacientes que passam pelo tratamento contra o câncer

“Pontos e encontros de amor”, escrito por Isabel Cristina e Rosalda Nass. A obra reúne as histórias de 39 pacientes oncológicas, que passam pelo tratamento contra o câncer. Foto: Divulgação

Neste sábado (02), acontece o lançamento do livro “Pontos e encontros de amor”, escrito por Isabel Cristina e Rosalda Nass. A obra reúne as histórias de 39 pacientes oncológicas, que passam pelo tratamento contra o câncer. O lançamento será na Associação recreativa e Esportiva da Sanepar – ARESAN - Rua Octáviano de Carvalho, a partir das 19h. Toda a renda arrecadada pelas vendas do livro será revertida em suplementos alimentares.


Essa é a segunda obra das autoras. Em 2021, elas lançaram uma versão infantil, onde reuniram as histórias de sete filhos das pacientes em processo de recuperação. Com a ajuda de sete ilustradores, os relatos dos pequenos ganharam vida, nas páginas do livro “Histórias da Boneca Cris”.


O projeto

O ano era 2018 e, os caminhos de Cristina e Rosalda se cruzaram, em uma sala de quimioterapia da Santa Casa. Isabel era voluntária, acompanhava uma amiga nas seções de quimioterapia, já Rosalda, era paciente. Uma vez ou outra as duas trocavam um “oi” ou “boa tarde”, mas nada além disso. A voluntária era muito tímida e, só estava ali para dar apoio à sua amiga, mas a autora tomou iniciativa e foi conversar com Cris.


Inicialmente as conversas não duraram muito, mas com o tempo, as duas foram se aproximando cada vez mais e, se tornaram grandes amigas. Paciente de longa data, Rosalda tinha muita vontade de fazer bonecas de pano, como terapia para as mulheres que faziam o tratamento. Ela compartilhou seu desejo com sua amiga. Cristina tinha o molde para a confecção das mesmas e uma boneca pronta na sua casa e, que levaria na próxima sessão que encontrasse sua mais nova companheira.


Como combinado, no dia 19 de setembro, a boneca foi levada para o hospital, como um presente. Uma paciente viu o objeto e rapidamente quis comprar, Rosalda aceitou vender, com uma condição, que outra boneca fosse feita para ela. Foi assim que aconteceu a primeira venda do projeto. O ‘Projeto Bonecas Terapia do Amor’ dava os seus primeiros passos. Era hora de pôr em prática a iniciativa, com o dinheiro da venda e alguns materiais do clube de mães, mais bonecas foram confeccionadas.


A primeira sede da terapia foi a igreja que Cristina frequenta, o salão foi usado para receber quem quisesse ajudar, mesmo não sendo paciente. A vontade ganhou forma, toda quarta-feira, as mulheres se reuniam no salão para fazer bonecas. Com o dinheiro arrecadada das vendas, suplementos e mais matéria prima eram comprados.

Isabel Cristina e Rosalba Nass são as idealizadoras do projeto e escritoras do Livro. Foto: Divulgação

O livro

Com o projeto dando certo, Rosalda viu uma oportunidade de transformar essa iniciativa em um livro. Mesmo após a sua morte, Cristina quis realizar o desejo de sua amiga e escrever a obra. Depois de um breve período, Cris escreveu as histórias e irá lançar o livro neste sábado (02).


Serviço

Participar do projeto: Basta comparecer às 14h, toda quarta-feira, na Igreja Presbiterana, Rua Francisco Ribas, 1165

Comprar as bonecas: São vendidas na livraria Verbo, Igreja Presbiteriana Independente ou pelo telefone da organizadora 42 9964-6306 (Cristina)


Lançamento do Livro

Local: Associação recreativa e Esportiva da Sanepar – ARESAN - Rua Octáviano de Carvalho

Data: 02/04/2022

Horário: 19h


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação