• Redação

Professoras lançam livros sobre obras clássicas e artigos científicos

As professoras Andréa Correa Paraíso Müller e Rosangela Schardong, do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lançam nesta quarta-feira (15) dois livros, que reúnem obras clássicas e artigos científicos

Professoras lançam livros sobre obras clássicas e artigos científicos. Foto: Reprodução

As professoras Andréa Correa Paraíso Müller e Rosangela Schardong, do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lançam nesta quarta-feira (15) dois livros, que reúnem obras clássicas e artigos científicos. Ambas lançam o livro ‘Ler e Escrever Sendo Mulher’, em parceria com René Aldo Vijarra, da Universidad de Córdoba. A professora Rosangela ainda lança a obra ‘O filho do rio e o sertanejo: Lazarillo de Tormes e seu herdeiro João Grilo’, em conjunto com Leonardo Sinckiewicz.


A coletânea ‘Ler e Escrever Sendo Mulher’ é fruto de artigos que foram apresentados no 10º Ciclo de Estudos da Linguagem e 3º Congresso Internacional de Estudos da Linguagem, que aconteceu na UEPG, em julho deste ano. Segundo Andréa, os trabalhos submetidos focaram nas representações da mulher como leitora e escritora que problematiza os padrões culturais e políticos, ou que atua para a transformação da realidade em que vive. “Foram muito consistentes e instigantes as pesquisas apresentadas, o que motivou o projeto do livro. As participantes do simpósio foram convidadas a contribuir com seus artigos, para de divulgar seus estudos, que enriquecem o universo da história da leitura e da escrita feita por mulheres”, explica.


Rosangela destaca que o e-book, lançado em parceria com Leonardo, promove uma dupla celebração. “Reunindo obras clássicas da literatura espanhola e da brasileira, além de uma homenagem ao professor Mario Miguel González (in memorian), cuja obra A saga do anti-herói (1994) continua sendo a principal referência para o estudo da picaresca publicada no Brasil”. O livro traz estudo comparado de dois personagens – Lazarillo de Tormes, o primeiro pícaro literário e João Grilo, seu parente brasileiro nordestino.


Os livros estão disponíveis no site da Texto e Contexto Editora, no link.


Da Assessoria