top of page
  • Foto do escritorRedação

Professora da rede estadual realiza desfile de moda sustentável

O evento foi realizada no Colégio Estadual Colônia Dona Luiza e liderado pela professora Liziane Barros, na matéria de Corresponsabilidade Social

Professora da rede estadual realiza desfile de moda sustentável. Foto: Reprodução

A professora Liziane Barros, responsável pela disciplina de Corresponsabilidade Social, do Colégio Estadual Colônia Dona Luiza, liderou uma atividade prática sobre moda sustentável em conjunto com os alunos do 2º ano. O evento, que ocorreu na última semana, envolveu estudantes, professores e demais funcionários da escola.


A iniciativa foi inspirada no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que aborda o consumo e a produção responsável. "A indústria da moda movimenta aproximadamente 200 bilhões de reais por ano no Brasil, porém, também causa um grande impacto ambiental tanto nos processos de fabricação quanto no descarte inadequado de roupas em aterros e lixões. Com a consciência de que a roupa mais sustentável é aquela que já existe, foram arrecadadas roupas, calçados e acessórios em excelente estado, mas sem uso.

Essas peças paradas em nossas casas não representam nada além de energia e recursos acumulados, porém, nas mãos certas, podem promover a sustentabilidade e o consumo responsável" explicou a professora.


Para tornar a atividade mais dinâmica, as alunas foram convidadas a apresentar as roupas arrecadadas em um desfile de moda. O objetivo era mostrar que as roupas podem ser sustentáveis e modernas. O evento ocorreu nas dependências do colégio e despertou o engajamento dos alunos. Ao final do desfile, de forma colaborativa, os estudantes puderam escolher as peças que combinavam com seu estilo para levar para casa.


"Ao planejar essa atividade em conjunto com os alunos, trabalhamos por semanas, e foi um sucesso. Já estamos planejando outra edição para o final do ano, pensando na moda verão", revelou a professora.


Sustentabilidade

Durante a atividade, também foram abordados aspectos relacionados à sustentabilidade. Por exemplo, a fabricação de uma simples camiseta de algodão consome cerca de 2.700 litros de água, enquanto a produção de uma calça jeans gera uma poluição equivalente a dirigir um carro por 128 km.


Foi enfatizada a importância de preferir qualidade em vez de quantidade em seu guarda-roupa, pois peças de qualidade duram mais tempo e representam uma economia a longo prazo. Além disso, foi destacado que nem sempre o melhor é o mais caro. Durante o desfile, foi possível observar ótimas peças que os alunos puderam adquirir sem custo, utilizando vouchers/vales.


Atualmente, já existem franquias de moda circular, onde pessoas conscientes e estilosas consomem. "Seja fiel ao seu estilo, aquilo que você gosta nunca sai de moda!" concluiu a professora Liziane Barros, expressando seus agradecimentos aos alunos, professores e funcionários envolvidos no evento.


Por aRede


Comments


bottom of page