• Redação

Proex lança livro e premia fotografias no encerramento do 19º Conex

O Congresso, iniciado na terça-feira (26), reuniu, de forma híbrida – presencial e online, mais de mil pessoas

Proex lança livro e premia fotografias no encerramento do 19º Conex. Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira (28), a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) realizou o encerramento da 19ª edição do Encontro Conversando sobre Extensão (Conex) e 4ª edição do Encontro Anual de Extensão (Eaex) – 50 anos de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O Congresso, iniciado na terça-feira (26), reuniu, de forma híbrida – presencial e online, mais de mil pessoas.


Durante três dias, foram realizadas palestras, cafés virtuais e apresentação de 313 trabalhos, em 29 salas virtuais. A programação contou com 44 avaliadores, 40 coordenadores de sessão e 29 monitores, além de 22 palestrantes e ministrantes de oficinas. A Diretora de Extensão Universitária, Sandra Scheffer, avaliou os resultados. “Tivemos cerca de 800 pessoas presentes nas salas de apresentação, mais os docentes, palestrantes e equipes de trabalho, com a contribuição a Coordenação de Comunicação (Ccom), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e Cerimonial da UEPG. Foram envolvidas mais de 1000 pessoas”, exaltou.

Na última noite, aconteceu o lançamento do livro “UEPG: cinco décadas de extensão”. A programação incluiu também a premiação dos vencedores do Concurso de Fotografias “50 Anos de Extensão: perspectivas de futuro”. De acordo com a organização, a intenção foi selecionar registros fotográficos, resgatando a história e a memória dos Programas e Projetos. A professora Sandra Borsoi, Diretora de Assuntos Culturais da Proex, anunciou o resultado que teve como vencedores Valdir H. de Melo Junior, Deivid Cândido dos Santos e Letícia Lupepsa, premiados em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.


Para o Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a extensão tem um papel crucial no cumprimento do papel social da Universidade. Para Bona, que participou do evento de abertura das atividades, ficou evidente no Conex uma perspectiva: a extensão do futuro. O Superintendente frisou também a capacidade das universidades chegar a grande parte das cidades paranaenses por meio da extensão. “Nós temos 399 municípios no Paraná. Desses, apenas 32 municípios contam com a presença física de nossas universidades. Entretanto, são mais de 280 municípios no estado que sentem a presença diariamente das Universidade. E isso só é possível pela ação extensionista”.


A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Edina Schimanski, o Conex e o Eaex acontecem todos os anos, mas essa edição é muito especial em função dos 50 anos. “Toda a equipe Proex, as diretorias, o Museu e a Editora trabalharam muito para que este fosse um momento de grande alegria”. Em termos pessoais, a professora acrescenta que vive um momento muito significativo. “Ser pró-reitora num momento em que a Universidade faz 50 anos, que a extensão faz 50 anos, me fez refletir sobre minha caminhada. Eu venho na extensão. Quando eu era acadêmica, fiz parte de um projeto, então, tenho uma trajetória dentro da extensão de muito tempo”.


O reitor Miguel Sanches Neto, em seu discurso, rememorou o período em que foi Pró-reitor de Extensão. Para ele, o Conex foi um momento de celebração da extensão da UEPG com as demais seis universidades estaduais do Paraná. “Ao mesmo tempo em que nós completamos 50 anos, outras instituições que têm uma trajetória mais recente se somaram a esses 50 anos. Então, é como se todas as sete universidades celebrassem cinco décadas de extensão do sistema de ensino superior público do Paraná, uma festa, uma celebração, e, ao mesmo tempo, uma afirmação do compromisso da Universidade com a transformação da sociedade”.

Lançamento

O livro “UEPG: cinco décadas de extensão”, que reuniu 17 textos sobre as atividades extensionistas na instituição, foi lançado durante o encerramento do evento. Durante a solenidade, a professora Giseli Alves de Sá Quimeli, representou os demais autores. Ela apresentou uma síntese de cada texto do livro e destacou uma frase, do último capítulo, que, para ela, expressa o objetivo do livro: “Os autores deste texto tiveram como objetivo reencantar professores extensionistas em ser extensionistas, mas também encantar outros professores e alunos para desenvolver essas atividades (…) missão cumprida”. Giseli concluiu seu discurso com “saudações extensionistas”, cumprimento que adotou quando foi Pró-reitora de Extensão e que é utilizado até hoje pela comunidade universitária.

O primeiro texto, de autoria de Maria Hansen Teixeira de Azevedo, aborda as atividades extensionistas mais antigas da Universidade: o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac) e o projeto Rondon. No livro, Hermilda registrou: “O projeto Crutac, uma ideia gestada nos anos de 1970 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por inspiração do reitor Professor Onofre Lopes, é aprovado pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e passa a ser incentivada pelo Ministério da Educação”.


Em 1975, o Crutac surge da UEPG, por iniciativa do então professor e ex-reitor Álvaro Augusto da Cunha Rocha, num projeto multidisciplinar com os cursos de Serviço Social, Odontologia, Farmácia Bioquímica e Educação. “Além das atividades centralizadas na comunidade de Cerrado Grande – sede do Crutac, as equipes deslocavam-se em visitas às várias comunidades do Distrito de Itaiacoca”, pontua a autora.


A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, através da Diretoria de Extensão Universitária, agradeceu aos professores integrantes do Conselho Editorial, e à Equipe Técnica. “Sem vocês não teríamos o êxito alcançado na organização e lançamento deste livro”.


Autores

Tiveram textos publicados no livro os professores: Adilson Luiz Chinelatto, Adriana Scoton Antonio Chinelatto, Adriano da Costa Valadão, Albino Szesz Júnior, Andréa Timóteo dos Santos Dec, Angela Ribeiro Ferreira, Anna Laura Martinelli, Carmen Maria Gerber Vargas, Carolina Scalise Taques Fonseca Schlumberger, Cleide Lavoratti, Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg, Danuta Estrufika Cantóia Luiz, Dierone César Foltran Júnior, Diolete Marcante Lati Cerutti, Djane Antonucci Correa, Elenice Parise Foltran, Eliane Dalva Godoy, Emerson Martins Hilgemberg, Estela Baldani Pinto, Eugênio Mauricio da Silva Neto, Ezequiel Gueiber, Filomena Maria da Costa Nóbrega Nadal, Flávia Oliveira Alves da Silva, Giorgiane Garabely Heil Vázquez, Gisele Alves de Sá Quimelli, Hermilda Maria Hansen Teixeira de Azevedo, Josie Agatha Parilha da Silva, Juvancir da Silva, Karina Janz Woitowicz, Kevin Kossar Furtado, Lara Simone Messias Floriano, Lenir Aparecida Mainardes da Silva, Letícia Fraga, Ligia Paula Couto, Liza Holzmann, Lucimar Araujo Braga, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, Manuela Salau Brasil, Márcia Barbosa da Silva, Mareci Mendes de Almeida, Margarete Aparecida Salina Maciel, Maria Aparecida de Oliveira Hinsching, Maria Salete Marcon Gome Vaz, Maurício Zadra Pacheco, Nelba Maria Teixeira Pisacco, Nelci Catarina Chiquetto, Reidy Rolim de Moura, Rita de Cássia da Silva Oliveira, Roseni Inês Marconato Pinto, Sérgio Luiz Gadini, Sérgio Luiz Schulz, Silmara Carneiro e Silva. Um autor de cada capítulo prestigiou presencialmente o evento