• Redação

Prefeitura de PG abre inscrições para escola da Banda Lyra dos Campos

Podem participar candidatos entre oito e 16 anos


Prefeitura de PG abre inscrições para escola da Banda Lyra dos Campos. Foto: Divulgação


A Prefeitura de Ponta Grossa está com inscrições abertas para seleção de novos alunos para a escola da Banda Lyra dos Campos. Segundo edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, podem participar candidatos entre oito anos (terceiro ano do ensino fundamental completo) e 16 anos completos até 31 de dezembro de 2022.


O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, explica que a finalidade da escola é formar alunos exclusivamente para integrarem a Banda Lyra dos Campos, por isso, a admissão se dará após aprovação em testes que serão realizados por uma banca examinadora formada pela direção da banda.


Na escola da Banda os alunos terão, inicialmente, uma aula teórica semanal. Ao escolher um instrumento e estar aptos na teoria – aptidão comprovada mediante prova – serão três aulas semanais, sendo duas aulas práticas e uma teórica. Os alunos que necessitarem de transporte coletivo receberão dois vales-transporte por aula, mediante confecção de cartão transporte integral.


Os candidatos sem conhecimento musical específico poderão se inscrever no ensino básico de música, no curso de iniciação musical 1, com 44 vagas; já os candidatos com conhecimento musical específico poderão se inscrever no ensino básico de música, no curso iniciação musical 2, com 13 vagas.


A ficha de inscrição está disponível no site da Secretaria de Cultura, na aba ‘Editais’. A ficha deve ser impressa, preenchida e entregue na secretaria da Banda Lyra no Centro de Música – Complexo Cultural Jovanni Pedro Masini, na rua Frederico Wagner, 150, até o dia 1º de setembro, das 9 às 17 horas. Os inscritos passarão, então, por processo de seleção – todos os detalhes sobre as inscrições e o processo seletivo podem ser conferidos no edital, disponível no site da Cultura.


O resultado da classificação será divulgado no dia 23 de setembro, a partir das 15 horas, no site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. O período de matrícula será de 26 a 30 de setembro, das 9 às 17 horas. O teste seletivo terá validade para o ano letivo de 2022, com trimestre letivo previsto para iniciar em 3 de outubro.


Da Assessoria