• Redação

Pré-inscrições para o Mostra Sesc de Cinema estão abertas

Sua principal característica é incentivar a produção nacional independente, que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados à pluralidade cultural do país

Pré-inscrições para o Mostra Sesc de Cinema estão abertas. Foto: Divulgação

A Mostra Sesc de Cinema chega a sua quarta edição, em 2021, cada vez mais inserida e consolidada no circuito de festivais de cinema do Brasil. Sua principal característica é incentivar a produção nacional independente, que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados à pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras. Por meio de um edital que recebeu 1.919 inscrições, foram premiados com licenciamento para exibição, por um ano, 24 filmes nacionais e sete filmes infantojuvenis, todos de produção recente, vindos de todos os estados, com representantes nas categorias animação, documentário, experimental e ficção.


Esses filmes estão em exibição pelo Youtube do Sesc Brasil desde o dia 1º/11 e seguirá até o dia 8/11. Os filmes também serão exibidos nos Departamentos Regionais participantes, nos formatos presenciais e on-line, a depender de cada estado, que exibirá ainda panoramas estaduais da mostra, com filmes paranaenses selecionados pelo mesmo edital para exibição local.


O Panorama Estadual do Paraná conta com 10 filmes, entre curta, média e longa-metragem, nas categorias documentário, experimental e ficção. A programação paranaense da Mostra Sesc de Cinema estará disponível nas unidades Sesc Cadeião Cultural, Sesc Estação Saudade, Sesc Paço da Liberdade e Sesc Paranavaí. Além das exibições, também serão oferecidas diversas ações formativas, em sua maioria na modalidade presencial.


Panorama Estadual – Parte I

  • Isolation | 2′. Dir.: Clério Back, 2020. Class.: 14 anos

  • Chão de Rua | 20′. Dir.: Tomás Von der Osten, 2019. Classif.: livre

  • Ela mora no andar de cima | 14′. Dir.: Amarildo José Martins, 2020. Classif.: livre

  • Hip-hop no corre no baixo | 22′. Dir.: Camila Macedo & Jessica Candal & Mano Jhow & Evandro Kbu, 2020. Classif.: livre

A pré-inscrição pode ser feita através deste link.


Da Assessoria