• Hurlan Jesus

Ponta-grossenses são fundadoras de Academia de Letras no RJ

Dione Navarro e Marivete Souta são convidadas a serem acadêmicas fundadoras da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia-RJ


Dione Navarro e Marivete Souta são acadêmicas fundadoras da Academia de Letras no estado do RJ. Foto: Divulgação

As escritoras ponta-grossense da APLA (Academia Ponta-grossense de Letras e Artes), Dione Navarro e Marivete Souta assumiram em cerimônia protocolar, como membros fundadores as cadeiras 46 e 47 da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, litoral do Rio de Janeiro, que reúne poetas e escritores de todo Brasil. O convite veio através de seu presidente, Rogério Veiga que também é presidente da Editora Mágico de Oz.


O convite foi feito em virtude do reconhecimento das trajetórias culturais da Dione Navarro e da Marivete Souta, ao longo dos anos no estado do Paraná. A referida Academia possui link importante com “Literarte” que é uma Associação Internacional de Escritores e Artistas que oportuniza à seus acadêmicos, a sua participação e publicação de livros em diversos eventos culturais da Europa, bem como também na Feira Literária de Parati, uma das mais importantes do Brasil.


Após a cerimônia de posse, as acadêmicas receberam seus paramentos (pelerine, medalha de honra e diploma de acadêmico fundador). Segundo as escritoras, ambas ficaram muito felizes com o convite, "Foi muito gratificante esse convite, provando que a cultura dos Campos Gerais não se detém por barreiras físicas e regionais levando sua produção literária a outros estados e fazendo intercâmbio com escritores nacionais e internacionais", comenta Dione. As duas acadêmicas também foram convidadas a fazer parte do Mural de Poetas Imortais, na Casa dos Poetas, a ser inaugurado na cidade de Petrópolis-RJ no mês de setembro.