top of page
  • Foto do escritorRedação

Ponta Grossa recebe Balé Teatro Guaíra nesta sexta-feira

Ponta Grossa faz seletiva de grupos locais dias 6 e 7 de maio

Ponta Grossa e Guarapuava recebem Balé Teatro Guaíra com "V.I.C.A." e "Piá". Foto: Maringas Maciel


A companhia de dança Balé Teatro Guaíra será protagonista de um grande movimento de democratização das artes no mês de maio. Para quem nunca acompanhou um espetáculo do grupo, esta é a chance de assistir a duas coreografias do repertório, em diversas cidades do Paraná, como parte da programação especial da 14ª edição da Mostra Paranaense de Dança, em dois espetáculos: “Piá”, de Alex Soares e “V.I.C.A., de Liliane de Grammont”.


“A importância do Balé Teatro Guaíra percorrer os municípios é a troca, o intercâmbio cultural entre as diferentes regiões, e ainda despertar o interesse pela arte e a cultura entre todas as idades”, comemora o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes.


A primeira cidade a receber a companhia é Ponta Grossa, dia 5 de maio. De tarde, cerca de 300 crianças da rede pública de ensino poderão assistir a um ensaio didático com o Balé, no Cine Teatro Ópera. Na apresentação da noite, gratuita e aberta ao público em geral, também haverá acessibilidade, com libras e audiodescrição. Depois, nos dias 6 e 7, os grupos locais de Ponta Grossa e região se apresentam durante as seletivas da Mostra.


Na sequência será a vez de Guarapuava (dia 7) receber o Balé no Teatro Municipal, e depois Campo Mourão (dia 12, mais seletivas); Foz do Iguaçu (dia 14); Toledo (dia 19, mais seletivas); Dois Vizinhos (21); Apucarana (dia 26, mais seletivas) e Arapongas (dia 28). Todas estas, também ofertadas gratuitamente.

Fotos: Maringas Maciel



Mostra promove o valor da dança em cidades paranaenses

As apresentações e as seletivas chegam a diversas cidades do estado carregadas de simbolismo, afinal, representam a volta da dança aos palcos, após o tempo de reclusão durante a pandemia. “Para os jovens bailarinos, escolas e academias de dança, o retorno da Mostra Paranaense de Dança, que reúne as mais diversas linguagens da dança, em formato presencial, é a grande notícia”, comemora Simone Bönisch, coordenadora da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), entidade que organiza o evento. “Chegamos à 14ª edição muito felizes e com grande responsabilidade. Queremos celebrar a dança do Paraná e de estados vizinhos com todas as nossas forças”, avisa.


Por AEN

Comments


bottom of page