top of page
  • Foto do escritorRedação

PG forma professores para os Laboratórios de Aprendizagem Criativa

Laboratórios de Aprendizagem Criativa serão espaços para desenvolver os conceitos de tecnologia e inovação nas escolas municipais

Ao todo vinte professores finalizaram o curso de Formação Criativa, Atividade Maker e Robótica, realizado pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação, em parceria exclusiva com o Sesi-PR. Foto: Divulgação


A rede municipal de Ponta Grossa formou, nesta semana, um time de professores para liderar os novos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), que estão sendo implantados nas escolas. Na última terça-feira (20), 20 professores finalizaram o curso de Formação Criativa, Atividade Maker e Robótica, realizado pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação, em parceria exclusiva com o Sesi-PR. A formatura foi realizada no Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães, na Vila Coronel Cláudio.


Na prática, os professores tornaram-se especialistas na criação de espaços de Aprendizagem Criativa, conceito de sala de aula equipada com recursos de informática, robótica educacional, atividades maker, entre outros, com pensamento voltado para a criação, inovação e tecnologia no ambiente escolar. Nos LACs, eles desenvolverão conceitos de tecnologia e inovação com os alunos, desde os seus conceitos básicos até aplicações práticas.

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) observa que os Laboratórios colocam os alunos no universo da inovação. “Trouxemos para toda a Prefeitura a proposta e o desafio de inovar, inclusive em nossas escolas, e para isso criamos o Vale dos Trilhos, que é um ecossistema para a inovação. Estes professores estão em busca disso e se prepararam para colocar a cabeça para criar, com seus alunos, com toda a coragem que possuem os professores. Temos o material humano, temos o dom de criar e pensar. Os recursos físicos estão chegando e nossos alunos terão todos os estímulos que precisam para ingressar no mundo da inovação”, considera a prefeita.


Para a secretária de Educação, Simone Pereira Neves, a formação diversifica o ensino oferecido aos alunos. “Com os Laboratórios de Aprendizagem Criativa, estes professores, agora com uma nova formação, vão trabalhar com tecnologias, novas práticas, ousando, fazendo diferente. Este é um projeto com a marca da inovação e a cara da educação. Ele não é um projeto comprado, mas criado pelos nossos professores, com um projeto pedagógico que o sustenta. Com ele, buscamos crianças protagonistas, mostrando seu aprendizado e conhecendo os conceitos que permitem criar a inovação e novas tecnologias, alunos que façam parte desse universo criador”, resume Neves.


“A criatividade é sem dúvida alguma a habilidade mais importante para uma sociedade voltada para o conhecimento. Para formar o cidadão empreendedor do amanhã, é preciso começar hoje. Estimular a imaginação para desenvolver o potencial criativo. Com os LACs estamos reiterando o nosso compromisso com a educação empreendedora do nosso Município, fortalecimento do Vale dos Trilhos”, destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento (AID), Tônia Mansani.


Da Assessoria



Comentarios


bottom of page