top of page
Foto do escritorHurlan Jesus

PG celebra Centenário de Leonilda Hilgenberg Justus

Além de suas contribuições como escritora e poetisa, Leonilda foi uma incansável promotora e defensora das causas culturais locais, especialmente junto às escolas municipais


Na última quinta-feira (18), foi realizado um significativo evento para celebrar o Centenário de Leonilda Hilgenberg Justus, uma renomada escritora e poetisa da cidade. A iniciativa foi organizada pela Associação Germânica dos Campos Gerais e pela Academia de Letras dos Campos Gerais.


As atividades em comemoração ao centenário tiveram início com o lançamento do livro "As janelas de Leonilda, a trajetória da escritora Leonilda Hilgenberg Justus". A obra, de autoria de Carlos Mendes Fontes Neto, Neuza Mansani, Icléa Maria Saliba Cunha, Luísa Cristina dos Santos Fontes, Indianara Milléo e Luiz Fernando Cheres, retrata a vida e a obra de Leonilda. Desde o lançamento, os envolvidos têm desenvolvido diversas iniciativas para valorizar seu legado.


Leonilda Hilgenberg Justus nasceu no dia 18 de maio de 1923, e, em virtude dessa data especial, decidiu-se marcar o centenário com um evento relevante para a cidade. Além de suas contribuições como escritora e poetisa, Leonilda foi uma incansável promotora e defensora das causas culturais locais, especialmente junto às escolas municipais.


Uma das ações propostas foi a doação de uma edição do livro para cada uma das 86 escolas municipais da região. Leonilda sempre procurou envolver-se e desenvolver trabalhos junto a essas instituições, promovendo concursos e premiações para incentivar novos talentos. Durante o evento, que ocorreu na Biblioteca Municipal Bruno Enei, foram entregues quatro volumes para integrar o acervo da biblioteca.


O evento, teve a participação da prefeita Elizabeth Schmidt que recebeu as doações dos livros, a diretora da Biblioteca Mirna Kossatz, o bibliotecário Carlos Hernandez, a Presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais Neuza Mansani, o vice-presidente do Centro Cultural Prof. Faris Michaele Douglas Passoni de Oliveira, o vice-presidente da Associação Germânica dos Campos Gerais Newton Schner Jr. (ocupante da cadeira de Leonilda na Academia de Letras) e o Vereador Julio Kuller, membro da Associação Germânica.


Durante o evento, a Prefeita Elizabeth ressaltou a importância de Leonilda para a cidade e expressou a gratidão em nome do município pela iniciativa. Ela também mencionou a necessidade de criar um busto em homenagem à escritora no complexo cultural local, provocando reflexões sobre a preservação da memória de figuras tão importantes para a cultura regional.


A ocasião também marcou a entrega de um retrato comemorativo do centenário de Leonilda, que será colocado na Biblioteca Paranista Eno Theodoro Wanke, da Academia de Letras dos Campos Gerais, como forma de perpetuar a memória e o legado da escritora. A ideia surgiu do engenheiro ponta-grossense, Carlos Mendes Fontes Neto.


O evento contou com o apoio da Academia de Letras dos Campos Gerais e da Associação Germânica, e diversos membros dessas instituições prestigiaram o momento. A presença dos autores do livro, Neuza Mansani, Luísa, Icléa e outros, também foi destacada durante a entrega dos volumes.


A celebração do Centenário de Leonilda Hilgenberg Justus não apenas honrou a vida e a obra da escritora, mas também ressaltou sua importância para a cidade e suas contribuições para as causas culturais. A doação dos livros para as escolas municipais e a entrega do retrato comemorativo fortaleceram a presença de Leonilda no meio educacional e literário local.


O evento e suas iniciativas representam um marco importante na história cultural da região, destacando a relevância de Leonilda e seu legado literário. Através da valorização de personalidades locais, como Leonilda, é possível fortalecer e promover a cultura, incentivando novos talentos e enriquecendo a identidade cultural da comunidade.

Fotos: Divulgação

Comentários


bottom of page