top of page
  • Foto do escritorRedação

Pesquisadores de PG lançam coletânea de artigos sobre educação

Lançamento ocorre nesta segunda-feira (5), nas Livrarias Curitiba, no Shopping Palladium, às 20h

Autores possuem ligação com a cidade de Ponta Grossa. Foto: Reprodução

Uma coletânea de artigos que abordam experiências em educação, escritos por autores com ligação com Ponta Grossa, será lançada na cidade, nesta semana. A obra “Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação (volume 7)”, organizada por Ana Lúcia Pereira (professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa), Antônio Carlos de Souza (da Universidade Estadual do Norte Pioneiro), Elisângela Moreira (da mesma instituição) e Flávia W. M. Martinez (da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e que cursou mestrado e doutorado em educação na UEPG) terá seu lançamento nesta segunda-feira (05), nas Livrarias Curitiba, no Shopping Palladium, às 20 horas.


O livro reúne dez artigos que socializam pesquisas em educação, em que participam pesquisadores de diversas outras instituições, juntamente com orientandos. Entre os autores estão egressos do mestrado e doutorado em educação na UEPG, como Adriano Charles Ferreira, Aldimara Catarina Brito D. Boutin, Ana Keli Moletta (que fez seu pós-doutorado em educação na UEPG), Fábio Antônio Gabriel; além de professores da UENP, como, João Vicente Hadich Ferreira, Suédina Brizola Rafael Rogato e Patrícia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi.


Para Ana Lúcia Pereira, uma das organizadoras da obra, “Ágora” se propõe a discutir a educação sob diferentes perspectivas, apresentadas pelos autores na obra. "Pensar e refletir sobre os fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em Educação sempre foi de extrema importância. Mas, na contemporaneidade isso se faz urgente, principalmente quando o conhecimento humano e as relações que se estabelecem entre o sujeito e o mundo se veem permeados por polaridades que não estão fundamentadas na cientificidade. Portanto, a obra, busca contribuir para essas discussões a partir de diferentes perspectivas para a construção de uma educação mais criativa, crítica, solidária e que objetiva a transformação social", afirma a professora e doutora do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG.


Já Fábio Antônio Gabriel, um dos autores de “Ágora”, explica que a obra surgiu de um pensamento em conjunto dos autores, que acabou se transformando em um projeto ainda maior. “Em 2012 na Universidade Estadual do Norte do Paraná pensamos inicialmente com outros colegas do curso de filosofia (do qual eu era colaborador) em organizar uma obra sobre Filosofia e Educação. Naquela ocasião pensávamos que seria apenas uma obra, mas ela foi se desdobrando em diversas outras e temos nos revezado na organização das obras”, afirma o professor contratado da UENP e professor da educação básica no NRE de Jacarezinho, um dos idealizadores das coletâneas sobre educação alocadas neste site.


O prefácio de “Ágora” é assinado pela professora Analígia Miranda, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que destaca a diversidade de autores e textos na obra. “Ao reunir uma multiplicidade de olhares e abordagens teóricas em um palco multifacetado, esta obra instrumenta o leitor para questionar, examinar e fomentar novas perspectivas sobre o campo educacional na sua complexidade e dinamicidade histórica”, destaca o prefácio.


A série de coletâneas sobre educação pode ser consultadas no site, com, com a versão ebook sendo disponibilizada gratuitamente. O lançamento de “Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação (volume 7)” terá a venda disponibilizada para os leitores e contará com a presença de autores dos artigos.


Serviço

Evento: Lançamento do livro "Ágora: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação (volume 7)"

Data: 5 de junho de 2023 (segunda-feira)

Horário: 20:00 Local: Livrarias Curitiba (Shopping Palladium)

Endereço: Rua Ermelino de Leão, 703. Centro - Ponta Grossa-PR


Da Assessoria

Comments


bottom of page