• Redação

Pesquisa da história da música de PG é tema do podcast

O podcast "Música e Músicos de Ponta Grossa" vai ao ar quinzenalmente

aos sábados às 20h30 na Rádio Princesa FM 87,9 e também no YouTube

O pesquisador e músico Douglas Passoni é o convidado especial do segundo episódio do podcast “Bandas de música: patrimônio cultural de Ponta Grossa”. Foto: Divulgação

O segundo episódio do podcast "Música e Músicos de Ponta Grossa" vai ao ar neste sábado (18). O programa integra o projeto “Bandas de música: patrimônio cultural de Ponta Grossa”, realizado pelo historiador Fábio Maurício Holzmann Maia e tem como convidado o pesquisador e músico Douglas Passoni, que estuda a história da música local através do resgate de composições de ponta-grossenses dos séculos dezenove e vinte.


O projeto, que tem como proposta apresentar para os ouvintes a tradição da música na cidade e a trajetória das bandas de música como um patrimônio cultural do município foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), com patrocínio de Lojas MM e ACIPG e produção da ABC Projetos Culturais.

No programa, Passoni faz comentários sobre os motivos que o levaram a estudar o tema, a importância da pesquisa sobre história local e sua divulgação e também as principais descobertas feitas pelo músico. "O meu papel diante desse patrimônio [acervos] é realmente trazer ao público esses documentos, essas informações e contar essa história a partir dessas fontes que eu encontro a partir da minha pesquisa", explica.


Para o músico e pesquisador, seu trabalho de pesquisa vai além de informar que Ponta Grossa teve uma grande produção musical no final do século XIX e início do século XX. “Uma coisa é saber da rica produção musical de Ponta Grossa naquela época, outra é você conhecer os documentos que comprovam todas essas produções”, afirma o pesquisador, ao comentar sobre descobertas de documentos que trazem informações preciosíssimas da área.


O podcast

O programa “Música e Músicos de Ponta Grossa” nasce a partir do trabalho realizado pelo historiador Fábio Maurício Holzmann Maia em sua dissertação de mestrado sobre as bandas de música de Ponta Grossa.


O podcast, apresentado pelo historiador, conta com cinco episódios de cerca de 30 minutos de duração que irão ao ar quinzenalmente aos sábados às 20h30 na Rádio Princesa FM 87,9 e também no YouTube no canal “Música e Músicos de Ponta Grossa”. Os convidados do podcast são profissionais ou estudiosos da música, maestros e pessoas que exerceram ou ainda exercem protagonismo no cenário musical de Ponta Grossa.


Os materiais serão disponibilizados para o público de forma gratuita no Youtube. O primeiro episódio já está disponível para acesso. Os episódios do podcast também serão enviados para escolas da rede pública e privada de ensino do município, para utilização dos professores de artes e história e inclusão no acervo das bibliotecas.


Confira a programação do podcast “Música e Músicos de Ponta Grossa”:

18/06 - Episódio #2: A história das bandas de música de Ponta Grossa - os arquivos musicais e a pesquisa com Douglas Passoni


02/07 - Episódio #3: Memórias dos alunos do Tenente Paulino - como a música mudou a vida dos irmãos Farago com Angelo Tadeu Góes Farago e Wilson Fernando Góes Farago


16/07 - Episódio #4: Mestres de banda - importância e legado dos maestros de Ponta Grossa com Murilo Moreira de Oliveira


30/07 - Episódio #5: A chegada das meninas na banda Lyra dos Campos com Daphiny Krystin Neves de Carvalho e Marina Semeszm


Abaixo segue uma entrevista que o historiador e pesquisador Fábio Holzmann fez ao programa CulturAção no início do mês de junho falando sobre o projeto: