• Redação

Paraná Turístico realiza primeira reunião nos Campos Gerais

O evento ocorreu no último dia 20 de agosto, de forma presencial no Sebrae e on-line para pessoas inscritas previamente

Paraná Turístico realiza primeira reunião nos Campos Gerais. Foto: Assessoria

O grupo gestor do Paraná Turístico 2026 deu início ao Ciclo de Oficinas para atualizar os Planos Regionais que definirão as ações a serem distribuídas entre as instituições que trabalham com o setor no Estado. A iniciativa é da Paraná Turismo e tem o apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) Campos Gerais. Em Ponta Grossa, o evento ocorreu no último dia 20 de agosto, de forma presencial no Sebrae e on-line para pessoas inscritas previamente.


A atualização deverá ser entregue nos próximos meses e até lá, outras reuniões estão previstas nas outras 14 regiões turísticas do Paraná. O documento que está sendo revisado, conta com informações importantes, como por exemplo, os eixos estratégicos, o perfil da demanda turística e o planejamento para o futuro da atividade. É para checar se há pontos que precisam ser mudados ou corrigidos, que servem os ciclos de oficinas.


“Foi muito gratificante ver que, apesar de tantos percalços, inúmeras dificuldades nos últimos anos, ainda conseguimos colocar em andamento mais da metade do planejamento anterior. Precisamos criar uma identidade única e forte do turismo dos Campos Gerais para termos a capacidade de atrair turistas de fora com o objetivo de passar vários dias em nossa região, e não somente de um dia, trazendo mais divisas para nossa região. Estamos no caminho e isso foi gratificante avaliar”, explicou a presidente da Adetur, Waguinilda Alves Minasi.


O que é o Paraná turístico?

O Paraná Turístico 2026, lançado em 2016, tem como objetivo promover uma transformação no Turismo paranaense e é composto pelos planos Operacionais das 15 Regiões Turísticas do Estado.

Participam o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. A cada dois anos o documento é atualizado, para facilitar a sistematização das ações turísticas propostas em vários estudos realizados sobre as regiões. Não é só um mapeamento de atrativos, mas, também de ações que se fazem necessárias para organização, capacitação e expansão sustentável do setor.

Para mais informações, acesse:

http://www.paranaturistico.com.br/

https://www.turismo.pr.gov.br/Pagina/MasterPlan-Parana-Turistico-20162026


Fonte: Assessoria