• Redação

Origem da palavra saudade é tema de livro de pesquisadores

Luísa Cristina dos Santos Fontes e Róbison Benedito Chagas realizam lançamento no próximo sábado em Ponta Grossa

Luísa Cristina dos Santos Fontes e Róbison Benedito Chagas lançam a obra "Estudinho sobre a origem da saudade". Foto: Divulgação


“A história de uma palavra contada pela história da literatura de língua portuguesa”. Assim é definido o livro “estudinho sobre a origem da saudade”, de Luísa Cristina dos Santos Fontes e Róbison Benedito Chagas (Editora Estúdio Texto). A obra tem lançamento no próximo sábado, dia 9, no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa. O evento tem início às 18h, é gratuito e aberto ao público.


“Estudinho sobre a origem da saudade” é uma pesquisa sobre a trajetória do vocábulo ao longo de séculos com exemplificação literária. De acordo com Luísa, a ideia de transformar o estudo em livro já vem há muito tempo, uns trinta anos, no entanto, se intensificou com a reclusão vivenciada pelo tempo da pandemia. “Com afastamento de muitas das pessoas que me são mais caras, a saudade passou a ter um status muito concreto, físico e a publicação passou a ser um jeitinho de ‘matar’ as saudades de muitas coisas...”, reflete.


Segundo Róbison, a escolha do local para apresentar o livro aos leitores foi especial. “Saudade é lembrança, é viagem de volta a um lugar que só podemos ter na memória. É um reencontro com pessoas que há muito não vemos... e a Estação Saudade é lugar de pegar um trem imaginário para termos essa sensação de abraço, de carinho, de recordação... Felizmente em nossa cidade temos uma estação que, carinhosamente e por motivos óbvios foi chamada de "Estação Saudade", destaca.


A obra tem o selo da Série Referência da Editora Estúdio Texto, prefácio de Sérgio Monteiro Zan e a assinatura na contracapa e orelhas dos primeiros leitores, Luiz Fernando Cheres e Neuza Helena Postiglione Mansani.


Fundamento nos Bancos Acadêmicos

“Estudinho sobre a origem da saudade” tem sua base em uma pesquisa feita pelos autores em 1991 para a disciplina de Filologia Portuguesa, no curso de Especialização em Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Ponta Grossa, disciplina ministrada na época pelo Prof. Dr. Sérgio Monteiro Zan. No ano seguinte, o ensaio foi publicado na revista Uniletras, da UEPG, com o título “Uma arregaçada de saudades” e serviu de referência no trabalho de Patrick M. Farrell, da University of California. “Portuguese Saudade and other emotions of absense and longing”.


Serviço:

Lançamento: estudinho sobre a origem da saudade

Local: Sesc Estação Saudade (R. Fernandes Pinheiro, 77 - Centro | Ponta Grossa)

Horário: 18h

Evento gratuito e aberto ao público