top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Obra Cultural destaca Patrimônio Regional de Ponta Grossa

Projeto 'Georreferenciamento Cultural': Unindo geografia, literatura e artes visuais para valorizar a identidade regional

Escritora Renata Regis Florisbelo traz vídeo para auxiliar professores e estudantes de como desenvolver o projeto “Georreferenciamento Cultural” na sala de aula. Foto: Divulgação

Um projeto cultural que transcende as páginas de um livro e ganha vida por meio da ação pedagógica. Essa é a proposta do "Georreferenciamento Cultural", idealizado pela escritora Renata Regis Florisbelo, que compartilha a história por trás da obra e explora sua utilização em sala de aula. Um vídeo foi produzido pela escritora, e revela os detalhes e a inspiração por trás do livro, proporcionando uma experiência enriquecedora para professores e alunos.


Ao longo de quatro anos, Renata Regis Florisbelo escreveu mais de 130 textos para a imprensa local, compilando-os em um livro que une literatura, geografia e artes visuais. A obra busca valorizar o patrimônio cultural e a identidade regional de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, região situada no Paraná. Com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e o patrocínio da Continental do Brasil, o projeto tornou-se uma realidade.


A publicação, assinada pela Editora Estúdio Texto e com selo da Série Humanar, foi coordenada pela ABC Projetos Culturais. Ela retrata diversos elementos que se tornaram símbolos da cultura regional, como edificações, patrimônios tombados, patrimônios naturais, espaços verdes, hábitos, cultura imaterial e personalidades históricas. Além disso, o livro apresenta um mapa elaborado pelo geógrafo Brendo Carvalho, especialista em mapas antigos, que mostra a riqueza cultural dos Campos Gerais de forma visualmente atrativa.


A palestra produzida por Renata Regis Florisbelo oferece uma oportunidade única para os espectadores mergulharem na história do livro e entenderem como ele pode ser utilizado em sala de aula. A autora, que é membro da Academia de Letras dos Campos Gerais, da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, do Centro Cultural Professor Faris Michaele e do Centro de Letras dos Paraná, demonstra seu olhar inclusivo ao selecionar os temas abordados no livro, enfatizando o valor real de cada um deles e sua relevância para a vida cotidiana.


O "Georreferenciamento Cultural" é mais do que um livro, é uma obra que traz consigo a história, a identidade e a valorização do patrimônio cultural e da região dos Campos Gerais. O vídeo produzido por Renata Regis Florisbelo oferece uma oportunidade única para os interessados conhecerem a fundo esse projeto que une geografia, literatura e artes visuais, e que certamente contribuirá para enriquecer o conhecimento e despertar o interesse pela cultura regional entre estudantes e educadores.


Confira o vídeo (abaixo) e embarque nessa viagem pelo universo cultural de Ponta Grossa e dos Campos Gerais:

A autora

Renata Regis Florisbelo é escritora e membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais, integrante da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, do Centro Cultural Professor Faris Michaele (presidente da gestão 2021-2023) e do Centro de Letras dos Paraná e patronesse da Academia de Letras do Centro do Paraná.


É autora de 17 livros e organizadora de outras três obras e escreve regularmente para a imprensa dos Campos Gerais, com mais de 620 textos publicados. Também é atriz, desenvolvendo performances poéticas, participando de apresentações teatrais e produzindo vídeos com leituras interpretativas de seus textos.

Escritora Renata Regis Florisbelo se dedica a valorizar o patrimônio cultural por meio de suas obras literárias. Foto: Divulgação

Comments


bottom of page