top of page
  • Foto do escritorRedação

Nova exposição do Museu Campos Gerais destaca Cultura Caiçara

A nova exposição do MCG é uma promoção da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI-PR), viabilizada pela pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (Proex)

Nova exposição do Museu Campos Gerais destaca Cultura Caiçara. Foto: Reprodução



O Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abre na próxima sexta-feira (4) a exposição “Povos Paranaenses: Mundo Caiçara”. O evento ocorre às 19h com entrada livre e inaugura a agenda de fim de ano do museu. A mostra reúne acervo e informações resultantes de levantamento junto a comunidades do litoral do estado do Paraná. O público pode interagir com o universo particular de música, ritos, religiosidade e costumes representativos da cultura caiçara, tais como a Festa do Divino e o Fandango.


A nova exposição do MCG é uma promoção da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI-PR), viabilizada pela pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (Proex). A iniciativa tem apoio da Coordenadoria de Patrimônio do Estado do Paraná (CPC), da Secretaria da Cultura e do Turismo de Guaratuba, bem como da Faculdade Isepe.


“Aguardamos para a noite de abertura vários dos colaboradores da exposição, resultado de um processo amplo de diálogo com pesquisadores, instituições, produtores culturais e gestores de todo o estado”, explica o diretor do MCG, Niltonci Chaves. O professor e historiador ressalta que um dos desafios do trabalho é evidenciar ressonâncias da cultura caiçara pelo interior paranaense, incluindo aí a região dos Campos Gerais. “E para isso se revelou fundamental contar com um conjunto de apoiadores institucionais, como o Museu Paranaense, o Museu Vivo do Fandango, o Museu de Ciências Naturais da UEPG e o Museu da Imagem e do Som do Paraná. Mas também fizemos parcerias com prefeituras e encontramos acervos particulares de grande importância”, completa.


Assinam a curadoria de “Mundo Caiçara” os produtores culturais e músicos Carlos Ramos e Oswaldo Rios. A expografia é da arquiteta e professora da UEPG, Nisiane Madalozzo, com iluminação de Gabriele Alessandra Lima Pedroso, pesquisadora bolsista do curso de História junto ao MCG. Para o diretor de Acervos e Pesquisa do museu, Robson Laverdi, a nova mostra dialoga com a diversidade cultural que compõem o estado do Paraná e que precisa melhor ser pesquisada e conhecida. “Essa aliás vai ser a marca das exposições e dos debates de novembro do MCG”, adianta.


Faz parte da exposição “Povos Paranaenses: Mundo Caiçara” a coleção de fotos do fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar (1949-2015). Macaxeira, como era conhecido, retratou como ninguém artesanato, patrimônio cultural e o modo de vida do litoral paranaense a partir de suas andanças que ficaram registradas em imagens únicas. As fotos são exibidas pela primeira vez em Ponta Grossa.


Ao longo dos cinco meses previstos em cartaz no Salão Saint-Hilaire, estão programadas ações educativas, visitas orientadas e atividades culturais. O agendamento para visitação de grupos escolares deve ser feito pelo e-mail museucamposgerais@uepg.br. Pessoas interessadas podem visitar a exposição de forma gratuita de terça-feira a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.


A exposição tem apoio, ainda, da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, da Secretaria de Turismo e Cultura de Morretes e dos projetos de extensão ‘Ações Culturais no MCG’ (bolsas Pibis e Pibex/Fundação Araucária) e ‘Cultura Caiçara e Campos Gerais: Comunidades tradicionais, diálogos e aproximações possíveis’.


Serviço

Abertura da exposição Povos Paranaenses: Mundo Caiçara

Local: Museu Campos Gerais

Data: 04/11/2022

Horário: 19h

Entrada gratuita

Informações: museucamposgerais@uepg.br e (42) 3220-3470.

Foto: Divulgação

Da Assessoria

コメント


bottom of page