• Redação

Notórios Bardos e Garimpeiros da Lua são a atração do Sexta às Seis

O evento acontece no Parque Ambiental, próximo à Estação Arte, a partir das 18 horas

Notórios Bardos e Garimpeiros da Lua são a atração do Sexta às Seis. Foto: Divulgação


As bandas Notórios Bardos e Garimpeiros da Lua se apresentam nesta sexta-feira (7) no Sexta às Seis, projeto promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento acontece no Parque Ambiental, próximo à Estação Arte, a partir das 18 horas. “O objetivo do projeto é ressaltar o trabalho produzido pelas bandas locais, contribuindo para fomentar o cenário cultural da cidade e a formação de público”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.


Uma das bandas que subirá ao palco, Notórios Bardos nasceu no início de 2017 em Ponta Grossa, com raiz no punk celta, interpretando grandes nomes do estilo como Dropkick Murphis, Flogging Molly, The Mahones e The Pogues. E, com o tempo, abriu-se para influências brasileiras e ciganas. A banda já se apresentou em diversos shows e eventos particulares, mas também em projetos como o Sexta às Seis, Feiras Medievais dentro e fora do estado. Formada por Gustavo Mayer (voz, bandolim e flautas), Henrique Russo (voz e guitarra), Marco Ernst (voz e acordeon), Leopoldo Gardinal (voz e bateria) e Péricles Pacce (voz e baixo), a banda já dividiu palco com bandas como Tuatha de Danann, Terra Celta, Tiregrito e Tandra.


Quem também sobe ao palco na sexta-feira é a banda Garimpeiros da Lua. Com início em 2006, o grupo é formado por José Luis Almeida (baixo e vocais), Marcelo Lacerda (bateria e vocais), Bruno Viezzer (guitarra e vocais), Felipe Bortolozo (guitarra e vocais) e Álamo Balzer (vocais). A banda surgiu a partir de um grupo de amigos que tinha a proposta de tocar rock e se divertir, proposta que seguiu como uma das principais características da banda. Em 2007, a banda Garimpeiros da Lua ganhou o Concurso Geração Munchen de 2007, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa e, com isso, a banda participou do seu primeiro Sexta às Seis, em 2008. A banda conta, em sua trajetória, com participação em diversos festivais e eventos realizados em Ponta Grossa; e ficou em terceiro lugar no Festival Easy Rock, promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa. Em 2011, o grupo também fez o show de abertura da banda escocesa Nazareth, em Curitiba. Entre os destaques em festivais, em 2019 a banda também se apresentou na Batalha das Bandas, promovido pelo Club Athletico Paranaense, sendo classificada para a semifinal. No entanto, o evento acabou cancelado pela covid-19.


O Sexta às Seis tem cronograma de apresentações quinzenais até dezembro, com apresentação de duas bandas por data. A temporada deste ano conta com 18 bandas participantes, sendo nove com mais de cinco anos de existência e outras nove que contam com cinco anos ou menos.


Da Assessoria