• Redação

Museu de Tibagi completa 35 anos de história neste mês

Inaugurado no dia 03 de abril de 1987, o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior é o único do sul do país que apresenta a história da mineração e do garimpo

Museu Municipal de Tibagi recebe em média 420 turistas por mês. Foto: Divulgação

Uma das referências históricas de toda a região dos Campos Gerais, o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior completa 35 anos de existência no mês de abril. Inaugurado oficialmente no dia 03 de abril de 1987, a história do “museu do garimpo” como também é conhecido começou um pouco antes.


De acordo com o historiador e diretor do museu, Nery Assunção, o Museu teve sua origem no dia 18 de março de 1985, quando uma campanha incentivou a participação da comunidade para a importância do resgate histórico e cultural da cidade, com apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nesse sentido, explica ele, a primeira iniciativa concreta para a formação do acervo foi uma gincana cultural que motivava a doação de peças antigas. Os primeiros objetos foram chegando, ao passo em que fotografias e utensílios indígenas encontrados na região se somavam ao primeiro acervo.


“O Museu foi aberto ao público em 21 de março de 1986, com exposições de fotos e doações da comunidade. Pela Lei 1.104 de 14 de outubro de 1986, ficou o Poder Executivo Municipal autorizado a denominar de Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, inaugurado em 03 de abril de 1987 tendo como primeira Diretora a sra. Maria Regina Mercer de Mello, após sra. Marlene Guimarães Martins”, explica Assunção.


Em 2018, o Museu passou por reformas e foram feitas adaptações além da acessibilidade para pessoas com deficiência. O Museu é constituído de salas históricas: a de entrada em homenagem ao Patrono do Museu Des. Edmundo Mercer Júnior; sacra; da imagem e do som; do garimpo; das profissões do passado; do tropeiro; do índio; audiovisual e a sala de exposição temporária. Além da sala de pesquisa e reserva técnica.


O museu recebeu nesses últimos trimestre uma média de 420 visitantes, aberto ao público de terça a domingo das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h.


Da Assessoria