• Redação

Museólogo participa de Projeto em Escola de Tibagi

Projeto Café com Letras foi realizado na Escola municipal Profª Ida Viana de Oliveira com alunos do 5º ano

Museólogo participa de Projeto em Escola de Tibagi. Foto: Divulgação

Projeto Café com Letras foi realizado na Escola municipal Profª Ida Viana de Oliveira com alunos do 5º ano. Ninger Marena, primeiro museólogo registrado no Paraná, participou da atividade e pode contar um pouco mais sobre a importância do museu para a sociedade.


A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), promoveu na última terça-feira (05) o projeto Café com Letras, realizado na Escola Municipal Profª Ida Viana de Oliveira com os alunos do 5º ano.


De acordo com o historiador e diretor do Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Júnior, Nery Assunção, a ideia do projeto foi da professora Eliana Moreira e a primeira parte dele foi realizada com uma visita ao museu. “Esta segunda parte foi feita na escola com os trabalhos que os alunos produziram no período”, completa Nery.


Quem também participou do projeto foi o museólogo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ninger Marena. Ele foi o primeiro registrado com essa profissão no Paraná.


“Gostei da dedicação das professoras com os alunos. São realmente educadoras que levam sua profissão a sério. Principalmente sobre a questão de todos os alunos falarem. Minha vinda de Apucarana foi muito proveitosa. Falei sobre como funciona o museu e que a manutenção de objetos históricos não é fácil”, afirma o professor Ninger.


“O professor Ninger, ajudou na fundação do nosso museu. Ele quem deu orientações para a Dona Regina, primeira diretora. Escritor, escreveu um livro sobre o Guataçara Borba Carneiro, uma importante figura política de Tibagi”, explica Nery.


Da Assessoria