• Redação

MUPA e Fundaj prorrogam inscrições de artigos

O objetivo do concurso é a produção da publicação "Independências do Brasil: dossiê 200 anos", que terá como foco as relações entre processos regionais e os movimentos de 1822

MUPA e Fundaj prorrogam inscrições de artigos sobre os 200 anos da independência. Foto: Divulgação


Interessados em se inscrever no edital público promovido pelo Museu Paranaense (MUPA), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) de Recife (PE), agora têm um prazo maior para enviarem seus trabalhos. As inscrições para o edital que selecionará artigos acadêmicos sobre os 200 anos da Independência do Brasil seguem abertas até as 18 horas do dia 11 de novembro de 2022.


O objetivo do concurso é a produção da publicação "Independências do Brasil: dossiê 200 anos", que terá como foco as relações entre processos regionais e os movimentos de 1822. Os textos serão analisados a partir de critérios como o enfoque nos processos históricos regionais antes, durante e após a Independência do Brasil, o impacto na sociedade e contribuição às ciências humanas.


O resultado da seleção será divulgado em 31 de novembro e a publicação do dossiê está prevista para dezembro. Serão selecionadas 15 obras inéditas de brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no país para publicação de forma impressa e digital pela Editora Massangana.


Sobre o Edital

De Norte a Sul, cada estado do Brasil teve uma contribuição social, cultural e econômica para que a soberania brasileira fosse declarada. Por meio de 15 textos inéditos que serão reunidos nesse dossiê idealizado pelo Museu Paranaense e Fundação Joaquim Nabuco, o objetivo é destacar como os movimentos pela Independência em 1822 foram influenciados por processos locais, difundindo a pluralidade na participação de cada região do país neste momento histórico.


Como Participar

Basta enviar o arquivo do artigo acadêmico para o e-mail concurso.200anos@fundaj.gov.br, juntamente com o Anexo I - Ficha de inscrição, disponível no site do MUPA. Só será aceita a submissão de um artigo por concorrente, entretanto são aceitas obras escritas por mais de um autor ou autora.


O texto inscrito não pode ter sido publicado anteriormente em qualquer canal de veiculação impresso ou digital. Além disso, devem ser assinados por brasileiros natos ou naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil com visto de permanência.


Por AEN