top of page
  • Foto do escritorRedação

MON promove mesa-redonda e visita mediada com o artista Túlio Pinto

A primeira, na sexta-feira (30), às 19h, será a mesa-redonda gratuita “Notas sobre a arte de criar mundos”

MON promove mesa-redonda e visita mediada com o artista Túlio Pinto na próxima semana. Foto: Antônio More

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove duas ações relacionadas à exposição “Buraco no Céu”, em cartaz no Olho, com a presença do artista Túlio Pinto e da curadora Roberta Stubs. A primeira, na próxima sexta-feira (30), às 19h, será a mesa-redonda gratuita “Notas sobre a arte de criar mundos”. A atividade propõe uma conversa sobre o processo criativo da mostra e também sobre a potência do tridimensional na arte contemporânea.


No sábado (1º), às 14h, os participantes serão conduzidos a uma visita mediada na exposição. Para participar, basta adquirir a entrada convencional do Museu. Ambas as atividades não requerem inscrição prévia.


A exposição inédita do artista Túlio Pinto reúne 32 esculturas e instalações espalhadas pelo espaço expositivo do Olho e pelos espaços Araucária 1 e Araucária 2. As obras, algumas com grandes dimensões, colocam em diálogo materiais de diferentes valências, materialidades e naturezas, em um equilíbrio que, ao primeiro olhar, desafia as leis da física.


Artista e Curadora

O brasiliense Túlio Pinto nasceu em 1974, é graduado em Artes Visuais com ênfase em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2009). Vive e trabalha entre Porto Alegre e São Paulo. Na longínqua carreira, destacam-se exposições nacionais e internacionais. Seu trabalho também integra coleções diversas ao redor do mundo. Nos últimos anos realizou residências artísticas em países como Ucrânia, Canadá, Portugal, EUA, Reino Unido e Holanda.


Roberta Stubs vive e trabalha em Madri, Espanha, e em Maringá. É artista, professora e curadora, além de doutora em Psicologia, Arte e Gênero pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e docente de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá (UEM).


Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Serviço:

Mesa-redonda

Data: 30 de junho, 19h

Local: Miniauditório


Visita mediada

Data: 1º de julho, 14h

Local: Olho

As atividades estão sujeitas à lotação


Por AEN

Comments


bottom of page