top of page

Monólogo “Anoiteceu em Mim” emociona plateias em Ponta Grossa e estimula jovens a refletirem sobre arte e existência

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 15 de mai.
  • 2 min de leitura

Anoiteceu em Mim| Foto: Luana Budziak
Anoiteceu em Mim| Foto: Luana Budziak

Com sessões esgotadas e salas lotadas, o monólogo “Anoiteceu em Mim” provocou fortes reações do público em sua recente temporada na cidade. A peça, assinada por David Dias, ator e roteirista do Grupo Dia de Arte, faz parte do projeto Ciclo de Ações Formativas em Teatro e Literatura e já passou por cidades como Curitiba e Londrina, trazendo à tona questões profundas sobre o amor, a solidão e o processo de autoconhecimento.


As apresentações ocorreram nos dias 3 e 4 de maio, no Centro de Estudos Cênicos Integrado (Ceci) e no Espaço Dia de Arte, além de sessões fechadas realizadas nas escolas estaduais Prof. J. R. Borell du Vernay e João Gomes, nos dias 5 e 13 de maio, onde a adesão estudantil lotou as cadeiras dos auditórios.


Para o diretor da escola João Gomes, Ezequiel Prado, o impacto do espetáculo vai além do momento em cena. “Eles são um pouco inibidos. Em relação a se apresentar publicamente, eles ficam bem retraídos. Assistir a uma peça pode criar uma inspiração, porque tem muitos talentos escondidos por aqui”, afirma.


Ele também destacou o papel da arte na formação dos jovens. “De repente eles se enxergam nesses atores que estão performando. Identificam-se com eles. Principalmente por serem adolescentes, estão em uma fase de tomar muitas decisões em relação aos estudos, ao trabalho, e isso pode abrir horizontes, um pensamento mais amplo”.


Com sete apresentações realizadas até o momento, David Dias celebra os efeitos provocados pela obra em diferentes públicos. “Os alunos e o público em geral que assistiram à peça trouxeram um retorno positivo sobre as reflexões que a dramaturgia propõe. Esperamos que isso aproxime o público da literatura e da arte”, compartilha.



A circulação de “Anoiteceu em Mim” continua com sessões agendadas para o IFPR de Telêmaco Borba (20 de maio) e para o Teatro Municipal de Guarapuava (27 de maio). Os eventos são gratuitos, abertos ao público e acessíveis com intérprete de Libras e audiodescrição.


Mais que um espetáculo, o projeto prevê oficinas literárias voltadas a estudantes do Ensino Médio da rede pública de Ponta Grossa. Com foco na dramaturgia antropofágica, o conteúdo dialoga com temas de vestibular, criação teatral e leitura crítica, estimulando a produção de cenas curtas autorais.



Anoiteceu em Mim| Foto: Luana Budziak
Anoiteceu em Mim| Foto: Luana Budziak


O Ciclo de Ações Formativas é uma realização do Grupo Dia de Arte, com apoio da ABC Projetos Culturais e recursos da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Ministério da Cultura.


Sinopse – Anoiteceu em Mim

O monólogo acompanha a jornada de um artista em confronto com suas angústias mais profundas. Sob a influência simbólica das fases da lua e dos elementos da natureza, o personagem revisita afetos, perdas e seu lugar no mundo. A obra é inspirada no Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, adotando a proposta modernista de “devorar” influências externas para, a partir delas, gerar novas formas de criação, enraizadas na realidade brasileira.



Comments


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page